Buscar

O tratamento fisioterapêutico de pacientes com Incontinência Urinária (IU) requer uma avaliação minuciosa, que irá direcionar os recursos a serem u...

O tratamento fisioterapêutico de pacientes com Incontinência Urinária (IU) requer uma avaliação minuciosa, que irá direcionar os recursos a serem utilizados. Assinale a alternativa incorreta em relação à avaliação fisioterapêutica e sua relação com a proposta de terapia.
a) A inspeção da região pélvica é importante para avaliar sinais de inflamação ou infecção. Coloração avermelhada e presença de corrimento vaginal fétido são sugestivos de infecção. Em casos de infecção ativa, muitos recursos fisioterapêuticos são contraindicados até resolução do quadro infeccioso.
b) Uma escala de Avaliação Funcional de Assoalho Pélvico (AFA) bastante utilizada é a denominada PERFECT. Nessa escala, o “P” (power) corresponde à avaliação de força pela graduação de Oxford. A avaliação de força é essencial para o direcionamento do protocolo de cinesioterapia pélvica a ser utilizado, pois algumas pacientes com incontinência, principalmente as praticantes de atividade física, não apresentam musculatura perineal fraca.
c) A avaliação da mobilidade do assoalho pélvico é importante para identificar a presença de pontos gatilhos miofasciais, que podem ser tratados com técnicas de liberação miofascial.
d) A avaliação da sensibilidade da região perineal é importante para identificar a presença de neuropatias periféricas, que podem ser tratadas com técnicas de neurodinâmica.
e) A avaliação da função vesical é importante para identificar a presença de disfunções miccionais, que podem ser tratadas com técnicas de reeducação vesical.

Essa pergunta também está no material:

40 questoes Saúde da Mulher C gabarito
13 pág.

Fisioterapia na Saúde da Mulher Faculdade de ImperatrizFaculdade de Imperatriz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "e". A avaliação da função vesical é importante para identificar a presença de disfunções miccionais, mas não é tratada com técnicas de reeducação vesical, e sim com técnicas de fisioterapia pélvica, como a cinesioterapia e o biofeedback. A reeducação vesical é uma técnica utilizada para tratar disfunções urinárias, mas não é o único recurso utilizado no tratamento da incontinência urinária.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais