Logo Passei Direto
Buscar
(ENEM) Um balão atmosférico, lançado em Bauru (343 quilômetros a Noroeste de São Paulo), na noite do último domingo, caiu nesta segunda-feira em Cuiabá Paulista, na região de Presidente Prudente, assustando agricultores da região. O artefato faz parte do programa Projeto Hibiscus, desenvolvido por Brasil, Franca, Argentina, Inglaterra e Itália, para a medição do comportamento da camada de ozônio, e sua descida se deu após o cumprimento do tempo previsto de medição. Na data do acontecido, duas pessoas avistaram o balão. Uma estava a 1,8 km da posição vertical do balão e o avistou sob um ângulo de 60°; a outra estava a 5,5 km da posição vertical do balão, alinhada com a primeira, e no mesmo sentido, conforme se vê na figura, e o avistou sob um ângulo de 30°. Qual a altura aproximada em que se encontrava o balão?


a) 1,8 km
b) 1,9 km
c) 3,1 km
d) 3,7 km
e) 5,5 km
User badge image
Matematicamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver esse problema, podemos utilizar a trigonometria. Primeiramente, vamos desenhar um esboço da situação: Podemos observar que temos dois triângulos retângulos, um formado pela pessoa A e o balão, e outro formado pela pessoa B e o balão. Vamos utilizar a tangente para encontrar a altura do balão em relação ao solo. Para o triângulo AOB, temos: tg(60°) = h / 1,8 km h = 1,8 km * tg(60°) h ≈ 3,1 km Para o triângulo BOE, temos: tg(30°) = h / 5,5 km h = 5,5 km * tg(30°) h ≈ 1,9 km Como queremos a altura aproximada em que se encontrava o balão, podemos fazer a média aritmética das duas alturas encontradas: (h1 + h2) / 2 = (3,1 km + 1,9 km) / 2 h ≈ 2,5 km Portanto, a alternativa correta é a letra D) 3,7 km.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENEM) Ao morrer, o pai de João, Pedro e José deixou como herança um terreno retangular de 3 km² que contém uma área de extração de ouro delimitada por um quarto de círculo de raio 1 km a partir do canto inferior esquerdo da propriedade. Dado o maior valor da área de extração de ouro, os irmãos acordaram em repartir a propriedade de modo que cada um ficasse com a terça parte da área de extração, conforme mostra a figura. Em relação à partilha proposta, constata-se que a porcentagem da área do terreno que coube a João corresponde, aproximadamente, a


a) 50%.
b) 43%.
c) 37%.
d) 33%.
e) 19%.

Um reservatório tem a forma de um prisma hexagonal regular de aresta da base igual a 3 m e que sua lateral faça um ângulo de 60° com o solo. Se a altura do reservatório é 12 m, a tampa a ser comprada deverá cobrir uma área de


a) 12 m2.
b) 108 m2.
c) (12 + 2 3 )2 m2.
d) 300 m2.
e) (24 + 2 3 )2 m2.

Um teleférico deve unir os topos A e B de dois morros. Para calcular a quantidade de cabos de aço necessária, um engenheiro mediu as alturas dos morros em relação a um mesmo plano horizontal, obtendo assim 108 m e 144 m. A seguir, mediu o ângulo que a reta AB forma com a horizontal, obtendo 32 o. Calcule a distância entre A e B sabendo que sen32 o = 0,52, cos32 o = 0,84 e tg32o = 0,62.


Mais conteúdos dessa disciplina