Buscar

5) Com o avanço da compreensão sobre a importância do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, que Kaloustian (2011) chama de uma “política de...

5)

Com o avanço da compreensão sobre a importância do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, que Kaloustian (2011) chama de uma “política de manutenção de vínculos”, compreendemos que o vínculo possui dimensão biológica, afetiva e social. Desse modo, em 2006, foi publicado o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, sendo ele: [...] “destinado à promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária reflete a clara decisão do Governo Federal de dar prioridade a essa temática, com vistas à formulação e implementação de políticas públicas que assegurem a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, de forma integrada e articulada com os demais programas de governo” (Brasil, 2006, p. 13). Qual alternativa não pertence aos pressupostos e direcionamentos apresentados no plano mencionado? Assinale a alternativa correta. KALOUSTIAN, S. M. (org). Família brasileira: a base de tudo. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNICEF, 2011. 

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome. SecretariaEspecial dos Direitos humanos. Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. Brasília, 2006.

Alternativas:

  • Baseia-se na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança do Adolescente, tendo como norte outras legislações e normativas nacionais e internacionais, que partem do pressuposto de que a convivência familiar e comunitária é fundamental os indivíduos em fase peculiar de desenvolvimento.
  • Baseia-se na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança do Adolescente, tendo como norte outras legislações e normativas nacionais e internacionais, que partem do pressuposto de que a convivência familiar e comunitária é fundamental os indivíduos em fase peculiar de desenvolvimento.
  • O plano buscou romper com a culpabilização e punição junto à família, a qual, historicamente, foi responsabilizada pela sua condição de pobreza e vulnerabilidade.
  • O plano tem como subsídio o art. 226 da CF/88, que entende a família como a base da sociedade, sendo ela, junto ao Estado e à sociedade, a responsável em assegurar à criança e ao adolescente o exercício de seus direitos fundamentais.
  • O plano auxilia a família na sua incapacidade de orientação, proporcionando mecanismos de cuidado

Código da questão: 79723

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não pertence aos pressupostos e direcionamentos apresentados no Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária é a letra C: "O plano buscou romper com a culpabilização e punição junto à família, a qual, historicamente, foi responsabilizada pela sua condição de pobreza e vulnerabilidade".

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais