Buscar

Analise a seguinte assertiva:  “A supremacia das normas constitucionais corresponde à vinculação total de todos os Poderes do Estado ao que estabe...

Analise a seguinte assertiva: 


“A supremacia das normas constitucionais corresponde à vinculação total de todos os Poderes do Estado ao que estabelece o texto da Constituição, de modo que as Leis Infraconstitucionais de todas as esferas de poder sejam compatíveis com a Constituição Federal.”


(Adaptado de Prática Jurídica Constitucional e Tributária, Material Teórico, Unidade I, pg. 9)


Assinale abaixo a alternativa correta:




A

Ser supremo é uma competência exclusiva do STF e do STJ, assim, todas as decisões desses Tribunais se sobrepõe à norma constitucional.

B

A Lei Maior é determinante para a validade das demais normas que estejam à ela subordinada.

C

Quando a doutrina se refere a “vinculação” dos Poderes, ela trata da autonomia normativa que cada Poder Constitucional possui, ou seja, cada Poder pode emitir sua própria norma sem que seja necessário atender a princípios e direitos constitucionais.

D

Não há correlação entre supremacia e poder pois, neste caso, todos são iguais perante a lei.

E

A Carta Magna possui essa denominação em razão da sua força tal qual a erupção de um vulcão

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "A Lei Maior é determinante para a validade das demais normas que estejam à ela subordinada." A supremacia das normas constitucionais significa que a Constituição Federal é a norma mais importante do ordenamento jurídico brasileiro, e todas as outras normas devem estar em conformidade com ela para serem válidas. Isso significa que as leis infraconstitucionais devem ser compatíveis com a Constituição Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais