Buscar

O hemograma é um importante exame utilizado no diagnóstico de infecções em todas as idades. Sobre os aspectos hematológicos nas infecções bacterian...

O hemograma é um importante exame utilizado no diagnóstico de infecções em todas as idades. Sobre os aspectos hematológicos nas infecções bacterianas e virais, assinale a alternativa correta.

As infecções bacterianas agudas estão entre as principais causas de neutropenia.
A eosinofilia ocorre nas infecções fúngicas, em decorrência da ativação dos eosinófilos pelas células T.
O desvio à esquerda indica a liberação rápida de células da medula óssea e está presente, principalmente, nos casos de meningite viral.
Doenças virais agudas são as causas mais comuns de linfocitose, e ocorrem como parte da resposta normal das células T às infecções.
A basofilia é comumente encontrada em pacientes com malária, leishmaniose visceral e tripanossomíase.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas a afirmativa III está correta.
D) Apenas a afirmativa IV está correta.
E) Apenas a afirmativa V está correta.

Essa pergunta também está no material:

141
1 pág.

Farmácia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Apenas a afirmativa IV está correta. O desvio à esquerda indica a liberação rápida de células da medula óssea e está presente, principalmente, nos casos de infecções bacterianas agudas. A eosinofilia ocorre em infecções parasitárias, como a leishmaniose visceral, e em doenças alérgicas. A basofilia é comumente encontrada em doenças alérgicas e em algumas doenças mieloproliferativas. A linfocitose é comum em doenças virais agudas, como a mononucleose infecciosa. A neutropenia pode ocorrer em infecções bacterianas, mas não é uma das principais causas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais