Buscar

A anemia falciforme é caracterizada por anemia hemolítica crônica e fenômenos vasoclusivos que levam a crises dolorosas agudas e à lesão tecidual e...

A anemia falciforme é caracterizada por anemia hemolítica crônica e fenômenos vasoclusivos que levam a crises dolorosas agudas e à lesão tecidual e orgânica crônica e progressiva. Qual das alternativas abaixo é verdadeira sobre a anemia falciforme?

I - A anemia falciforme é caracterizada por anemia hemolítica crônica e fenômenos vasoclusivos que levam a crises dolorosas agudas e à lesão tecidual e orgânica crônica e progressiva.
II - É causada pela substituição de citosina por uracila, codificando valina em vez de ácido glutâmico, na posição 8 da cadeia da globina, com produção de hemoglobina glicada HbA1c.
III - É causada pela Deficiência de Vitamina B12.
IV - É considerada uma anemia ferropriva.
V - Exige que um hemograma seja realizado pelo menos duas vezes ao ano, pois a redução nos níveis basais de hemoglobina pode indicar insuficiência renal crônica ou crise aplástica.
VI - Exige um tratamento realizado com altas concentrações de ácido fólico, com média de cura em seis meses.
A) Somente a afirmativa II é verdadeira.
B) Somente a afirmativa III é verdadeira.
C) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas II, III e VI são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas I, II, V e VI são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

142
1 pág.

Farmácia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Somente as afirmativas I, II, V e VI são verdadeiras. A anemia falciforme é uma doença genética caracterizada pela produção de uma hemoglobina anormal, a hemoglobina S, que leva à deformação das hemácias em forma de foice, causando anemia hemolítica crônica e fenômenos vasoclusivos que levam a crises dolorosas agudas e à lesão tecidual e orgânica crônica e progressiva. A afirmativa II é verdadeira, pois a anemia falciforme é causada por uma mutação no gene da globina beta, que leva à substituição de citosina por uracila, codificando valina em vez de ácido glutâmico, na posição 6 da cadeia da globina, com produção de hemoglobina S. A afirmativa V também é verdadeira, pois a anemia falciforme pode levar a insuficiência renal crônica ou crise aplástica, e é recomendado que um hemograma seja realizado pelo menos duas vezes ao ano para monitorar a condição. A afirmativa VI também é verdadeira, mas o tratamento da anemia falciforme não é realizado apenas com altas concentrações de ácido fólico, e sim com uma abordagem multidisciplinar que inclui hidratação, analgesia, transfusões sanguíneas, uso de antibióticos e outros medicamentos, além de transplante de medula óssea em casos selecionados. A média de cura não é de seis meses, pois a anemia falciforme não tem cura, mas sim tratamento para controle dos sintomas e complicações. As afirmativas III e IV são falsas, pois a anemia falciforme não é causada pela deficiência de vitamina B12 e não é considerada uma anemia ferropriva.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais