Buscar

João utiliza todos os dias, para retornar do trabalho para sua casa, no Rio de Janeiro, o ônibus da linha “A”,  operado por Ômega Transportes Rodov...

João utiliza todos os dias, para retornar do trabalho para sua casa, no Rio de Janeiro, o ônibus da linha “A”,  operado por Ômega Transportes Rodoviários Ltda. Certo dia, o ônibus em que João era passageiro colidiu frontalmente com uma árvore. A perícia concluiu que o acidente foi provocado pelo motorista da sociedade empresária, que dirigia embriagado. Diante disso, João  pro pôs ação de indenização por danos materiais e morais em face de Ômega Transportes Rodoviários Ltda. O Juiz julgou procedentes os pedidos  para condenar a  ré a pagar a João a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil  reais), a título de danos materiais, e mais R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para compensar os danos morais sofridos. Na fase de cumprimento de sentença, constatada a insolvência  da pessoa jurídica para o pagamento de suas obrigações, o Juiz deferiu o pedido de desconsideração da personalidade jurídica, procedendo à penhora, que recaiu sobre  o  patrimônio dos sócios Y  e Z.

Após o proferimento da sentença pelo Douto Juízo de primeiro grau de jurisdição nos autos da ação de indenização por danos materiais e morais ajuizada por João, foi realizada a remessa necessária, também conhecida como remessa ex officio, dos autos ao tribunal para que haja o trânsito em julgado da referida sentença? Justifique, apresentando os fundamentos legais.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, após o proferimento da sentença pelo Juiz de primeiro grau, é realizada a remessa necessária dos autos ao Tribunal, também conhecida como remessa ex officio, nos termos do artigo 496, §3º, inciso I, do Código de Processo Civil. A remessa ex officio é uma espécie de recurso de ofício, que ocorre quando a sentença é proferida contra a Fazenda Pública ou entidade pública, ou quando a condenação ultrapassa o valor de 1.000 salários mínimos. Nesse caso, a sentença não transita em julgado automaticamente, sendo necessário que o Tribunal a examine para confirmá-la ou reformá-la.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais