Buscar

Comparando as concepções de Estado na Idade Média e na Idade Moderna, assinale a alternativa correta?

Se durante toda a Idade Média o mundo era justificado a partir de uma concepção religiosa sem influência humana, na Idade Moderna, o poder passa a ser explicado a partir da dimensão humana. Trata-se de duas experiências históricas cujas distinções são essenciais à ciência política. Comparando as concepções de Estado na Idade Média e na Idade Moderna, assinale a alternativa CORRETA:

A) Na Idade Média, o Estado era concebido como uma instituição centralizada e de exercício de poder impessoal. B) Na Idade Média, o Estado era uma entidade marcada pela democracia dos processos decisórios, em que as grandes questões eram decididas em praça pública. C) Na Idade Moderna, a noção de Estado soberano e centralizado ganhou destaque, com a emergência do absolutismo monárquico e a concentração de poder nas mãos do monarca. D) Na Idade Média, o Estado era uma entidade descentralizada, caracterizada por uma fragmentação política e pela supremacia do poder feudal, em que os laços de lealdade e vassalagem eram fundamentais para a organização social.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Na Idade Moderna, a noção de Estado soberano e centralizado ganhou destaque, com a emergência do absolutismo monárquico e a concentração de poder nas mãos do monarca. Na Idade Média, o poder era fragmentado e descentralizado, com a supremacia do poder feudal e a organização social baseada em laços de lealdade e vassalagem. Na Idade Moderna, o Estado passou a ser concebido como uma entidade centralizada e soberana, com o monarca detendo o poder absoluto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais