Buscar

Seja n um número inteiro, 0n . a) Calcule de quantas maneiras distintas n bolas idênticas podem ser distribuídas entre Luís e Antônio. b) Calcule ...

Seja n um número inteiro, 0n .
a) Calcule de quantas maneiras distintas n bolas idênticas podem ser distribuídas entre Luís e Antônio.
b) Calcule de quantas maneiras distintas n bolas idênticas podem ser distribuídas entre Pedro, Luís e Antônio.
c) Considere, agora, um número natural k tal que .0 nk  Supondo que cada uma das distribuições do item b) tenha a mesma chance de ocorrer, determine a probabilidade de que, após uma dada distribuição, Pedro receba uma quantidade de bolas maior ou igual a k. Observação: Nos itens a) e b), consideram-se válidas as distribuições nas quais uma ou mais pessoas não recebam bola alguma.

O enunciado apresenta três questões relacionadas à permutação de bolas entre pessoas.
A questão a) pede para calcular quantas maneiras distintas n bolas idênticas podem ser distribuídas entre duas pessoas.
A questão b) pede para calcular quantas maneiras distintas n bolas idênticas podem ser distribuídas entre três pessoas.
A questão c) pede para calcular a probabilidade de que Pedro receba uma quantidade de bolas maior ou igual a k, considerando que cada uma das distribuições do item b) tenha a mesma chance de ocorrer.

Essa pergunta também está no material:

Permutação   Lista 2
7 pág.

Matemática Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

a) Para distribuir n bolas idênticas entre Luís e Antônio, podemos utilizar o princípio da multiplicação. Primeiro, escolhemos quantas bolas Luís receberá, e o restante será de Antônio. Como as bolas são idênticas, não importa a ordem em que elas são distribuídas. Portanto, o número de maneiras distintas de distribuir as bolas é dado por: n+1 b) Para distribuir n bolas idênticas entre Pedro, Luís e Antônio, podemos utilizar o mesmo princípio da multiplicação. Primeiro, escolhemos quantas bolas Pedro receberá, depois quantas bolas Luís receberá, e o restante será de Antônio. Como as bolas são idênticas, não importa a ordem em que elas são distribuídas. Portanto, o número de maneiras distintas de distribuir as bolas é dado por: (n+2)(n+1)/2 c) Para calcular a probabilidade de que Pedro receba uma quantidade de bolas maior ou igual a k, precisamos contar quantas distribuições satisfazem essa condição e dividir pelo número total de distribuições. Podemos contar as distribuições que satisfazem a condição contando as distribuições em que Pedro recebe exatamente k bolas, mais as distribuições em que Pedro recebe k+1 bolas, e assim por diante, até as distribuições em que Pedro recebe todas as n bolas. O número total de distribuições é dado pela resposta do item b). Portanto, a probabilidade é dada por: (k + (k+1) + ... + n) / [(n+2)(n+1)/2] = 2(k+n+1)/(n+2)(n+1)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina