Buscar

Disserte sobre as rendas e as técnicas de renda de bilro e de filé. As rendas estão presentes em roupas, lenços, toalhas e outros artigos, tendo um...

Disserte sobre as rendas e as técnicas de renda de bilro e de filé.
As rendas estão presentes em roupas, lenços, toalhas e outros artigos, tendo um importante papel econômico nas regiões Norte, Nordeste e Sul.
As técnicas mais usadas são as rendas de bilros, o filé e os bordados de crivo.
A matéria-prima é a linha de algodão que é, em geral, branca.
A chamada renda de bilros, também chamada de renda de almofada ou renda da terra, é desenvolvida pelas mãos das rendeiras que utilizam uma almofada, com enchimento de folhas de bananeira, de capim, de algodão ou de barba de velho (em Santa Catarina), onde se fixa o papelão já desenhado com o modelo da renda.
Alguns destes motivos são exclusivos de uma família e perpassam gerações.
Os bilros são os pedaços de madeira onde se enrolam os fios que permitem o trançado.
Já o filé é uma espécie de tecido rendado feito à agulha.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod 765249) - Cultura Popular Brasileira (ART21)
2 pág.

Cultura Popular Brasileira Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As rendas são um tipo de artesanato que têm grande importância econômica em algumas regiões do Brasil, como Norte, Nordeste e Sul. As técnicas mais utilizadas são as rendas de bilro, o filé e os bordados de crivo. A matéria-prima utilizada é a linha de algodão, geralmente branca. A renda de bilros, também conhecida como renda de almofada ou renda da terra, é feita pelas mãos das rendeiras que utilizam uma almofada com enchimento de folhas de bananeira, capim, algodão ou barba de velho (em Santa Catarina), onde se fixa o papelão já desenhado com o modelo da renda. Os bilros são os pedaços de madeira onde se enrolam os fios que permitem o trançado. Alguns desses motivos são exclusivos de uma família e passam de geração em geração. Já o filé é uma espécie de tecido rendado feito à agulha. É uma técnica que consiste em bordar em uma trama de fios, formando desenhos geométricos ou figurativos. É uma técnica muito utilizada em Pernambuco, principalmente na cidade de Marechal Deodoro. Os bordados de crivo são feitos em tecidos de algodão, utilizando uma agulha especial e um bastidor. É uma técnica que consiste em fazer pequenos furos no tecido e passar a linha por eles, formando desenhos e figuras. Em resumo, as rendas são um importante patrimônio cultural e econômico do Brasil, e as técnicas de renda de bilro, filé e bordados de crivo são algumas das mais utilizadas no país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais