Buscar

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes. 98 A restrição da ut...

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

98 A restrição da utilização de recursos do FUNDEF nas diferentes etapas da educação básica impactou positivamente o financiamento da educação infantil e do ensino médio e repercutiu favoravelmente também na educação de jovens e adultos.
99 A CF dispõe sobre a vinculação de recursos, a transferência de recursos públicos a escolas e o comprometimento financeiro dos estados, do DF e dos municípios com a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e com a remuneração condigna dos trabalhadores da educação.
100 A LDB, no título específico sobre recursos financeiros destinados à educação, dispõe sobre o impedimento absoluto da transferência de recursos públicos a escolas mantidas pela iniciativa privada.
101 A Emenda Constitucional n.º 14/1996, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), destinou recursos exclusivamente a esse nível de ensino.
102 A Emenda Constitucional n.º 53/2006, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (FUNDEB), limitou a utilização dos recursos desse fundo ao ensino fundamental.
103 As fontes de recursos para financiamento da educação estabelecidas na LDB incluem os recursos originários da receita de impostos próprios da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
104 A proposta de estabelecer em lei um mínimo de receitas a ser aplicado na educação está disciplinada tanto na CF quanto na LDB, mediante a vinculação de recursos.
105 Conforme disposto na CF e na LDB, cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios aplicar, anualmente, nunca menos de 50% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino.
106 Isenções fiscais não se caracterizam como mecanismo de repasse de recursos públicos para as escolas privadas.
107 O FUNDEF e o FUNDEB, mecanismos de financiamento da educação, limitam o padrão de qualidade do ensino aos gastos disponíveis, em vez de considerar o custo necessário por aluno, para garantir o padrão de qualidade da educação.

Essa pergunta também está no material:

PROVA DE CONCURSO PEDAGOGIA - (126)
10 pág.

Pedagogia Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

98 - Falso. A restrição da utilização de recursos do FUNDEF nas diferentes etapas da educação básica não impactou positivamente o financiamento da educação infantil e do ensino médio e não repercutiu favoravelmente também na educação de jovens e adultos. 99 - Verdadeiro. A CF dispõe sobre a vinculação de recursos, a transferência de recursos públicos a escolas e o comprometimento financeiro dos estados, do DF e dos municípios com a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e com a remuneração condigna dos trabalhadores da educação. 100 - Falso. A LDB, no título específico sobre recursos financeiros destinados à educação, não dispõe sobre o impedimento absoluto da transferência de recursos públicos a escolas mantidas pela iniciativa privada. 101 - Verdadeiro. A Emenda Constitucional n.º 14/1996, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), destinou recursos exclusivamente a esse nível de ensino. 102 - Falso. A Emenda Constitucional n.º 53/2006, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (FUNDEB), não limitou a utilização dos recursos desse fundo ao ensino fundamental, mas sim a toda a educação básica. 103 - Verdadeiro. As fontes de recursos para financiamento da educação estabelecidas na LDB incluem os recursos originários da receita de impostos próprios da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. 104 - Verdadeiro. A proposta de estabelecer em lei um mínimo de receitas a ser aplicado na educação está disciplinada tanto na CF quanto na LDB, mediante a vinculação de recursos. 105 - Verdadeiro. Conforme disposto na CF e na LDB, cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios aplicar, anualmente, nunca menos de 25% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino. 106 - Falso. Isenções fiscais podem se caracterizar como mecanismo de repasse de recursos públicos para as escolas privadas. 107 - Falso. O FUNDEF e o FUNDEB, mecanismos de financiamento da educação, não limitam o padrão de qualidade do ensino aos gastos disponíveis, mas sim estabelecem um valor mínimo por aluno para garantir o padrão de qualidade da educação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando