Buscar

Em relação à hematopoese e às suas avalie as afirmacoes a seguir. 1. As células são produzidas na medula óssea a partir das células-tronco As plaqu...

Em relação à hematopoese e às suas avalie as afirmacoes a seguir. 1. As células são produzidas na medula óssea a partir das células-tronco As plaquetas são células pequenas formadas a partir de células precursoras chamadas de As CFU podem dar origem a uma ou mais linhagens hematopoéticas a partir do estímulo do hormônio IV. As células-tronco hematopoéticas possuem capacidade de divisão assimétrica, gerando tanto células indiferenciadas quanto células comprometidas com as linhagens hematológicas. V. Os eritrócitos são formados na medula óssea a partir de células precursoras que, durante a perdem o núcleo, mas preservam a capacidade de sintetizar hemoglobina durante toda a vida da célula É correto que se afirma em:

1. As células são produzidas na medula óssea a partir das células-tronco.
2. As plaquetas são células pequenas formadas a partir de células precursoras chamadas de CFU.
3. As CFU podem dar origem a uma ou mais linhagens hematopoéticas a partir do estímulo do hormônio.
4. As células-tronco hematopoéticas possuem capacidade de divisão assimétrica, gerando tanto células indiferenciadas quanto células comprometidas com as linhagens hematológicas.
5. Os eritrócitos são formados na medula óssea a partir de células precursoras que, durante a perdem o núcleo, mas preservam a capacidade de sintetizar hemoglobina durante toda a vida da célula.
a) I, II e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) III, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

hematologia
1 pág.

Hematologia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I, II e IV, apenas." pois as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea a partir das células-tronco, as plaquetas são células pequenas formadas a partir de células precursoras chamadas de CFU e as células-tronco hematopoéticas possuem capacidade de divisão assimétrica, gerando tanto células indiferenciadas quanto células comprometidas com as linhagens hematológicas. A afirmativa 3 está incorreta, pois as CFU não são estimuladas por hormônios e sim por fatores de crescimento. A afirmativa 5 também está incorreta, pois os eritrócitos perdem o núcleo durante a maturação e não durante a proliferação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais