Buscar

Explique as reatividades relativas dos sistemas heterocíclicos frente a reação de SArE em comparação ao benzeno. Os heterociclos como pirrol, fura...

Explique as reatividades relativas dos sistemas heterocíclicos frente a reação de SArE em comparação ao benzeno.

Os heterociclos como pirrol, furano e o tiofeno apresentam maior reatividade do que o benzeno.
O furano se apresenta menos reativo do que o pirrol, devido ao átomo de oxigênio ser mais eletronegativo do que o nitrogênio do pirrol.
O tiofeno é menos reativo que o furano pois os elétrons p estão em orbital 3p, comparado com o orbital 2p do nitrogênio ou oxigênio com o orbital 2p do carbono que são mais reativos.
A piridina é menos estável do que o carbocátion intermediário do benzeno, sendo menos reativa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A reatividade dos sistemas heterocíclicos frente à reação de substituição aromática eletrofílica (SArE) é maior do que a do benzeno. Isso ocorre porque os heterociclos possuem átomos de nitrogênio, oxigênio ou enxofre em sua estrutura, que são mais eletronegativos do que o carbono do anel aromático. Esses átomos atraem elétrons para si, o que aumenta a densidade eletrônica no anel e torna-o mais suscetível a reações químicas. Entre os heterociclos, o pirrol é o mais reativo, seguido pelo furano e pelo tiofeno. Isso ocorre porque o nitrogênio do pirrol é mais eletronegativo do que o oxigênio do furano e o enxofre do tiofeno, o que aumenta ainda mais a densidade eletrônica no anel. Além disso, os elétrons p do nitrogênio estão em um orbital 2p, que é mais reativo do que o orbital 3p do enxofre ou do oxigênio. A piridina, por outro lado, é menos reativa do que o benzeno, pois o nitrogênio da piridina é menos eletronegativo do que o nitrogênio do pirrol. Além disso, a piridina é menos estável do que o carbocátion intermediário do benzeno, o que a torna menos reativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais