Buscar

Explique por que os heterociclos pirrol, furano e tiofeno sofrem substituição aromática eletrofílica na posição C-2 do anel e o heterociclo piridin...

Explique por que os heterociclos pirrol, furano e tiofeno sofrem substituição aromática eletrofílica na posição C-2 do anel e o heterociclo piridina na posição C-3.

Os heterociclos pirrol, furano e tiofeno ocorrem a substituição aromática eletrofílica na posição C-2 pois apresenta maior estabilidade do que o intermediário obtido na posição C-3.
A posição C-2 é mais favorecida pois apresenta um maior número de estruturas de ressonância que em C 3.
O heterociclo piridina sofre substituição aromática eletrofílica na posição C-3 pois o intermediário mais estável é obtido pela troca de um substituinte eletrofílico naquela posição.
Caso o substituinte eletrofílico esteja em C-2, forma-se um contribuinte de ressonância instável, pois o átomo de nitrogênio apresenta um octeto incompleto, além de possuir uma carga positiva.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua explicação está correta. Os heterociclos pirrol, furano e tiofeno apresentam substituição aromática eletrofílica na posição C-2 do anel devido à maior estabilidade do intermediário obtido nessa posição, que apresenta um maior número de estruturas de ressonância que em C-3. Já o heterociclo piridina sofre substituição aromática eletrofílica na posição C-3, pois o intermediário mais estável é obtido pela troca de um substituinte eletrofílico naquela posição. Se o substituinte eletrofílico estiver em C-2, forma-se um contribuinte de ressonância instável, pois o átomo de nitrogênio apresenta um octeto incompleto, além de possuir uma carga positiva.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais