Buscar

Explique porque ocorre a formação de precipitado nos tubos após a adição de cloreto de bário, apresente a equação química de equilíbrio de solubili...

Explique porque ocorre a formação de precipitado nos tubos após a adição de cloreto de bário, apresente a equação química de equilíbrio de solubilidade, assim como o Kps da substância formada, para justificar sua resposta.
Explicação da formação de precipitado nos tubos após a adição de cloreto de bário
Equação química de equilíbrio de solubilidade
Kps da substância formada
Ao adicionarmos cloreto de bário, a concentração de bário aumenta, deslocando o equilíbrio para a direita.
Consequentemente, formando cromato de bário, que é um composto sólido.
Considerando que o Kps do cromato de bário é relativamente baixo (2.4 x 10^-10), ocorre a formação de precipitado na solução.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A adição de cloreto de bário em uma solução contendo íons cromato (CrO4^-2) pode levar à formação de precipitado de cromato de bário (BaCrO4), que é um composto pouco solúvel em água. A equação química de equilíbrio de solubilidade para a formação de cromato de bário é: Ba^2+ (aq) + CrO4^2- (aq) ⇌ BaCrO4 (s) O Kps (produto de solubilidade) do cromato de bário é de 2,4 x 10^-10 a 25°C. Quando a concentração de íons Ba^2+ e CrO4^2- na solução atinge o valor do Kps, o composto começa a precipitar, pois a solubilidade do composto é excedida. Portanto, a formação de precipitado ocorre porque a adição de cloreto de bário aumenta a concentração de íons Ba^2+ na solução, deslocando o equilíbrio para a direita e aumentando a concentração de íons CrO4^2-. Quando a concentração de íons Ba^2+ e CrO4^2- atinge o valor do Kps, o composto começa a precipitar, formando um sólido que se deposita no fundo do tubo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais