Buscar

O que ocorreu com a quantidade de precipitado após a adição de ácido e base nos tubos? Justifique com base nas reações em equilíbrio e o efeito do ...

O que ocorreu com a quantidade de precipitado após a adição de ácido e base nos tubos? Justifique com base nas reações em equilíbrio e o efeito do íon comum e não comum.
Ocorrência com a quantidade de precipitado após a adição de ácido e base nos tubos
Justificativa com base nas reações em equilíbrio e o efeito do íon comum e não comum
O acréscimo de um íon comum a um ácido ou base em solução diminui o seu grau de ionização.
Porém o efeito do íon não comum é restrito a equilíbrios iônicos.
O deslocamento do equilíbrio iônico ocorre pela adição de um íon que reaja com um dos participantes do equilíbrio.
Onde vai haver uma diminuição da concentração do íon que reagiu e que de acordo com a lei de Le Chatelier o deslocamento do equilíbrio na direção da formação dele.
De acordo com as teorias acima, ao adicionar ácido ou base reagiu com um dos participantes da solução diminuindo assim sua concentração e quantidade.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ao adicionar ácido ou base nos tubos, ocorreu uma diminuição na quantidade de precipitado. Isso se deve ao efeito do íon comum, que é a diminuição do grau de ionização de um ácido ou base quando um íon comum é adicionado à solução. O efeito do íon comum ocorre porque a adição de um íon comum diminui a atividade dos íons da solução, o que diminui a solubilidade do precipitado. Já o efeito do íon não comum é restrito a equilíbrios iônicos, e ocorre quando um íon é adicionado à solução e reage com um dos participantes do equilíbrio, deslocando o equilíbrio na direção da formação dele. Portanto, a adição de ácido ou base reagiu com um dos participantes da solução, diminuindo assim sua concentração e quantidade de precipitado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais