Buscar

A psicologia da saúde crítica objetiva analisar como o poder, os processos macrossociais e econômicos influenciam e/ou estruturam a saúde, a atençã...

A psicologia da saúde crítica objetiva analisar como o poder, os processos macrossociais e econômicos influenciam e/ou estruturam a saúde, a atenção à saúde, a psicologia da saúde e a sociedade como um todo. Defende a liberdade de pensamento e é consciente da interdependência dos seres humanos como agentes sociais. Seu contexto de estudo é a sociedade como um todo, as políticas públicas e as relações de mercado. Essa abordagem faz uso de análise teórica, pensamento crítico, ação social e política, foca a promoção da saúde como principal estratégia.

Utilizando esse conceito, observe as proposições a seguir:

I.                A constituição da psicologia como campo de conhecimento e profissão faz-se no entrelaçamento de diversos saberes e acontecimentos de ordem social, política e econômica, como bem demonstra a história da psicologia. 

II.               A diversidade de saberes no campo da psicologia em saúde, foram produzindo diversos desdobramentos, gerando multiplicidade em termos de teorias e de práticas, na tentativa de dar conta das diferentes demandas cotidianas.

III.             O desenvolvimento da psicologia da saúde excluiu o trabalho do psicólogo no âmbito da prevenção e da promoção da saúde, assim como sua participação em equipes interdisciplinares, tanto em instituições de saúde quanto em sua atuação no trabalho comunitário.

IV.            O modelo psicológico reconhece o papel ativo do indivíduo no processo de resposta à doença, e integra saúde e doença como componentes integrados e dinâmicos na vida das pessoas e grupos sociais, em contextos restritos às empresas apenas.

 Marque a alterativa correta:

*


a) V; V; V; F


b) V; F; V; V


c) V; F; F; V


d) V; V; F; F


e) F; F; F; F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) V; F; V; V". A proposição I está correta, pois a psicologia é influenciada por diversos fatores sociais, políticos e econômicos. A proposição II está incorreta, pois a diversidade de saberes no campo da psicologia em saúde não exclui a participação do psicólogo em equipes interdisciplinares. A proposição III está incorreta, pois a psicologia da saúde valoriza a prevenção e a promoção da saúde, além de incentivar a participação do psicólogo em equipes interdisciplinares. A proposição IV está correta, pois o modelo psicológico reconhece o papel ativo do indivíduo no processo de resposta à doença e integra saúde e doença como componentes integrados e dinâmicos na vida das pessoas e grupos sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais