Buscar

Em matéria de procedimentos, especificamente acerca do rito especial do tribunal do juri, assinale a alternativa correta. O desaforamento é cabíve...

Em matéria de procedimentos, especificamente acerca do rito especial do tribunal do juri, assinale a alternativa correta.

O desaforamento é cabível quando o interesse da ordem pública reclamar ou houver dúvida sobre a imparcialidade do juri ou a segurança pessoal do acusado, por decisão do Tribunal, a requerimento do Ministério do do querelante ou mediante representação do juiz competente. O próprio acusado não tem legitimidade para requerê-lo.
A decisão de impronuncia, de acordo com a atual sistemática do Código de Processo Penal, é classificada doutrinariamente como decisão interlocutória mista terminativa, produzindo coisa julgada formal e material.
O Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a utilização da tese da legítima defesa da honra durante julgamento perante o tribunal do juri, sob pena de nulidade do ato e do julgamento, e deu interpretação conforme a Constituição ao art. 23, II e art. 25, do CP e ao art. 65 do CPP, de modo a excluir a legítima defesa da honra do âmbito do instituto da legítima defesa. De acordo com julgado, no entanto, a vedação à utilização dessa tese não alcança a autoridade policial, durante inquérito, ao passo que este é mero procedimento administrativo, dispensável, destituído de contraditório, que não tem condão de viciar a ação penal.
O Superior Tribunal de Justiça entende que a ausência de exame de corpo de delito inviabiliza a pronúncia do réu, mesmo que presentes outros elementos de prova.
De acordo com o que dispõe o CPP, a absolvição sumária do réu, ao final da primeira fase do juri, é cabível quando provada a inexistência do fato; provado não ser ele autor ou do fato; fato não constituir infração penal; ou se demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime. Até mesmo inimputável, em razão de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado (art. 26, caput, do CP), pode ser absolvido sumariamente, desde que esta seja a única tese defensiva.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Apenas as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Captura de tela 2023-11-19 105304
1 pág.

Direito Civil V, Direito Processual Penal Ii, Direito Processual Civil II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas." Explicação: - A afirmativa 1 está incorreta, pois o próprio acusado pode requerer o desaforamento em casos específicos. - A afirmativa 2 está incorreta, pois a decisão de impronúncia não produz coisa julgada material. - A afirmativa 3 está correta, pois o STF declarou a inconstitucionalidade da tese da legítima defesa da honra no julgamento perante o tribunal do júri. - A afirmativa 4 está correta, pois o STJ entende que a ausência de exame de corpo de delito inviabiliza a pronúncia do réu. - A afirmativa 5 está correta, pois o CPP prevê a absolvição sumária do réu em casos específicos, inclusive para inimputáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais