Buscar

24. O que é desaforamento? Quais as hipóteses que o autorizam? Desaforamento é a possibilidade de, após ter sido determinado o desaforamento, reto...

24. O que é desaforamento? Quais as hipóteses que o autorizam?

Desaforamento é a possibilidade de, após ter sido determinado o desaforamento, retomar o processo ao foro de origem, onde fora cometido o delito.
Pelo menos em regra, o reaforamento não é admitido pelos Regimentos Internos dos Tribunais, ainda que ocorra o superveniente desaparecimento das causas que autorizaram o desaforamento.
Isso não significa dizer que não seja possível novo desaforamento.
Se, na comarca para a qual foi desaforado o julgamento, surgir um dos motivos do art. 427 do CPP, é autorizado novo desaforamento.

Essa pergunta também está no material:

1 Questionário direito processual penal
11 pág.

Direito Penal e Processo Penal Centro Universitário do Distrito FederalCentro Universitário do Distrito Federal

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desaforamento é a possibilidade de transferir o julgamento de um processo criminal de um juízo de origem para outro, em razão de interesse público ou para garantir a imparcialidade do julgamento. As hipóteses que autorizam o desaforamento estão previstas no artigo 427 do Código de Processo Penal e incluem: comoção social, dificuldade de formação do júri, interesse da ordem pública e segurança pessoal do acusado, vítima ou testemunhas. É importante ressaltar que, mesmo após o desaforamento, se surgir uma das hipóteses previstas no artigo 427 do CPP na comarca para a qual foi desaforado o julgamento, é autorizado novo desaforamento.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando