Buscar

De acordo com Santos (2020), síncope pode ser definida como perda súbita da consciência e do tônus postural com recuperação rápida e espontânea. As...

De acordo com Santos (2020), síncope pode ser definida como perda súbita da consciência e do tônus postural com recuperação rápida e espontânea. As causas variam bastante, mas em geral resultam em hipofluxo cerebral transitório que pode estar associado a falhas ou doenças anatômicas, hipoglicemia, hipotensão ortostática, arritmias, dentre outras. Após esse contexto e sobre as causas da síncope cardíaca, analise as sentenças a seguir: 

I- Mixoma atrial é um tumor primário, geralmente benigno e raro, e pode ser causa de casos de síncope cardíaca associado à falha ou doença anatômica.

II- Hipersensibilidade do seio carotídeo devido à compressão externa do seio carotídeo leva a quedas do batimento cardíaco e da pressão arterial. 

III- Parada cardiorrespiratória decorrente dos surtos de corrente elétrica que passam pelo corpo humano com elevada intensidade em curtos períodos.

IV- Embolia pulmonar é uma das causas incluída no grupo de falhas ou doenças anatômicas que levam à síncope cardíaca.Assinale a alternativa CORRETA:

Fonte: SANTOS, Dionei Alves dos. Primeiros Socorros. Indaial: UNIASSELVI, 2020. 

A) As sentenças I, III e IV estão corretas.

B) As sentenças II e IV estão corretas.

C) As sentenças I e IV estão corretas.

D) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) As sentenças I e IV estão corretas. A sentença I está correta, pois o mixoma atrial é um tumor primário, geralmente benigno e raro, que pode ser causa de casos de síncope cardíaca associado à falha ou doença anatômica. A sentença IV também está correta, pois a embolia pulmonar é uma das causas incluídas no grupo de falhas ou doenças anatômicas que levam à síncope cardíaca. Já a sentença II está incorreta, pois a hipersensibilidade do seio carotídeo não é causada por compressão externa, mas sim por estímulos internos, como a pressão sobre o seio carotídeo. A sentença III também está incorreta, pois a parada cardiorrespiratória decorrente de surtos de corrente elétrica em curtos períodos não é uma causa comum de síncope cardíaca.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina