Buscar

"A construção civil é uma atividade com grande importância?

"A construção civil é uma atividade com grande importância para o desenvolvimento socioeconômico. Por outro lado, ela é responsável por danos agressivos ao meio ambiente pelo consumo de recursos minerais e com geração de resíduos.

Tendo como a principal causa destes, o fato de a mão de obra estar exposta a condições de risco e sem sequer ter o conhecimento dos efeitos desses danos ao meio ambiente. Os Resíduos da Construção Civil (RCC) são vistos como de baixa periculosidade, sendo o impacto causado, principalmente, pelo grande volume gerado. Neles são encontrados materiais orgânicos, produtos perigosos e embalagens diversas que podem acumular água e favorecer a proliferação de insetos e de outros vetores" (ALVES, 2017, p. 1). Disserte sobre os resíduos da construção civil e sua classificação. Fonte: ALVES, G. M. L. Resíduos sólidos da construção civil: educação e consciência ambiental na cidade de Cajazeiras-PB. Revista EA, 2017.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os resíduos da construção civil são gerados durante as atividades de construção, reforma, demolição e reparação de edificações. Esses resíduos são classificados em quatro categorias: Classe A, Classe B, Classe C e Classe D. A Classe A é composta por resíduos reutilizáveis ou recicláveis como concreto, argamassa, tijolos, telhas, entre outros. Esses materiais podem ser reaproveitados em novas construções ou em outras atividades. A Classe B é composta por resíduos que não são reutilizáveis ou recicláveis, mas que podem ser utilizados como matéria-prima em outras atividades, como madeira, plástico, papelão, entre outros. A Classe C é composta por resíduos que apresentam periculosidade, como tintas, solventes, óleos, entre outros. Esses materiais devem ser armazenados e descartados de forma adequada para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública. A Classe D é composta por resíduos que apresentam periculosidade biológica, como restos de alimentos, materiais hospitalares, entre outros. Esses materiais devem ser armazenados e descartados de forma adequada para evitar a proliferação de doenças. É importante que as empresas e profissionais da construção civil adotem práticas sustentáveis para minimizar a geração de resíduos e realizar o descarte adequado dos materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde pública.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais