Buscar

No corpo humano existem diversos locais onde há produção de células linfoides maduras que vão agir no combate a agressores externos. Alguns órgãos ...

No corpo humano existem diversos locais onde há produção de células linfoides maduras que vão agir no combate a agressores externos. Alguns órgãos linfoides se encontram interpostos entre vasos sanguíneos e vão dar origem a células brancas na corrente sanguínea. Outros estão entre vasos linfáticos e filtrar a linfa e combater que chegam até eles por essa via. Outros, ainda, podem ser encontrados fazendo parte da parede de outros órgãos ou espalhados pela sua mucosa. Os tecidos linfoides são classificados em primários e secundários. Sobre esses órgãos, qual a afirmativa correta?


A) Os órgãos primários do sistema imunológico são responsáveis pela geração de todas as células de defesa, são eles o timo e o baço.
B) São exemplos de órgãos secundários o timo, linfonodos e d baço, nesses órgãos ocorre a apresentação de antígenos que caem na corrente sanguínea.
C) Nos linfonodos irá acontecer o amadurecimento dos linfócitos, após, essas células irão para a corrente sanguínea realizar vigilância imunológica.
D) Após a fagocitose de um patógeno pelas células dendríticas, a apresentação do antígeno irá ocorrer nos linfonodos. Com a ativação de linfócitos específicos para o antígeno apresentado.
E) A pele não pode ser considerada parte do sistema imunológico, pois ela não possui função de geração e amadurecimento de células de defesa.

Essa pergunta também está no material:

imunologia básica parte 1
1 pág.

Imunologia Básica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Após a fagocitose de um patógeno pelas células dendríticas, a apresentação do antígeno irá ocorrer nos linfonodos. Com a ativação de linfócitos específicos para o antígeno apresentado. Os órgãos primários do sistema imunológico são o timo e a medula óssea, responsáveis pela geração e maturação das células de defesa. Já os órgãos secundários são aqueles que recebem as células imunológicas maduras e são responsáveis pela ativação e proliferação dessas células, como os linfonodos, baço e tecidos linfoides associados às mucosas. Nos linfonodos, ocorre a apresentação de antígenos e o amadurecimento dos linfócitos, que depois vão para a corrente sanguínea realizar a vigilância imunológica. A pele também faz parte do sistema imunológico, pois é uma barreira física contra agentes externos e possui células de defesa, como os queratinócitos e os macrófagos dérmicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais