Buscar

As forças produtivas são formadas pelas condições materiais existentes em uma determinada sociedade, tais como matérias-primas, instrumentos de tra...

As forças produtivas são formadas pelas condições materiais existentes em uma determinada sociedade, tais como matérias-primas, instrumentos de trabalho, técnicas e tecnologias empregadas no trabalho e a própria mão-de-obra humana. As relações de produção são definidas de acordo com as formas de organização da produção. Ao observar como se comportam as forças produtivas e as relações de produção no modo de produção capitalista, Marx verificou que o valor do salário pago ao trabalhador ao longo de uma jornada não representa a quantidade de valor produzida pelo seu trabalho ao longo dela, é sempre um valor menor. De acordo com ele, existe o que chamou de mais-valia, uma diferença entre o valor pago ao trabalhador e o valor produzido pelo seu trabalho. Assim, leia as alternativas abaixo e escolha a alternativa que atende incorretamente ao conceito de mais-valia marxista.


Escolha uma opção:

a.

Mais-valia absoluta consiste em aumento das horas trabalhadas, assim se produz mais mercadorias, ou seja, mais valor/capital.

b.

No século XXI, a mais-valia absoluta, obtida com o incremento tecnológico da produção, predomina no mundo do trabalho em detrimento da mais-valia relativa.

c.

Isso significa que, ao vender a sua força de trabalho, toda a riqueza, ou seja, todo o valor excedente produzido pelo seu trabalho, que não se destina a pagar o seu salário, é retida pelo patrão.

d.

É por meio da mais-valia que a exploração do trabalhador se efetiva no capitalismo e garante que a burguesia acumule capitais e bens, enquanto o proletariado sobrevive do salário.

e.

Mais-valia relativa é obtida com o incremento tecnológico da produção, que possibilita ao trabalhador produzir mais sem que haja aumento das horas trabalhadas e do próprio salário.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que atende incorretamente ao conceito de mais-valia marxista é a letra "b", pois ela afirma que a mais-valia absoluta, obtida com o incremento tecnológico da produção, predomina no mundo do trabalho em detrimento da mais-valia relativa, o que não é verdade. Na verdade, a mais-valia relativa é obtida com o incremento tecnológico da produção, que possibilita ao trabalhador produzir mais sem que haja aumento das horas trabalhadas e do próprio salário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais