Buscar

O modelo de administração pública que temos atualmente nem sempre foi assim. Com o passar dos anos, os modelos foram evoluindo até chegar ao cenári...

O modelo de administração pública que temos atualmente nem sempre foi assim. Com o passar dos anos, os modelos foram evoluindo até chegar ao cenário que temos hoje. A administração pública passou por três modelos de administração que tiveram destaque em sua história e que deixaram marcas em nossa sociedade: o modelo patrimonialista, o modelo burocrático e o modelo gerencial. Dessa forma, explique o que seria o modelo de administração burocrático.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O modelo de administração burocrático é um modelo que surgiu no final do século XIX e início do século XX, com o objetivo de tornar a administração pública mais eficiente e racional. Esse modelo é caracterizado pela hierarquia bem definida, regras e procedimentos claros e objetivos, impessoalidade, formalismo e profissionalismo. Na administração burocrática, as decisões são tomadas com base em critérios técnicos e objetivos, e não em interesses pessoais ou políticos. Além disso, os cargos são ocupados por meio de concursos públicos, o que garante a escolha dos melhores profissionais para cada função. Apesar de ter sido um modelo importante para a modernização da administração pública, o modelo burocrático também apresenta algumas críticas, como a rigidez excessiva, a lentidão na tomada de decisões e a falta de flexibilidade para lidar com situações imprevistas.

0
Dislike0
User badge image

LariihL

O modelo burocrático de administração, proposto por Max Weber, é caracterizado por uma estrutura organizacional hierárquica, com regras e procedimentos claros. Algumas características principais desse modelo incluem:


1. **Racionalidade e Formalismo:**

  - Ênfase na racionalidade e na formalização das atividades administrativas. As decisões são baseadas em regras e regulamentos estabelecidos.


2. **Hierarquia Organizacional:**

  - Organização estruturada em uma hierarquia clara, com divisão de trabalho e especialização funcional. As responsabilidades e autoridades são distribuídas de maneira ordenada.


3. **Impessoalidade:**

  - A ênfase é colocada na impessoalidade e na neutralidade dos servidores públicos. A ideia é que as decisões e ações sejam independentes de preferências pessoais.


4. **Meritocracia:**

  - O acesso a cargos e promoções é baseado no mérito e na competência, visando eficiência e eficácia na administração pública.


5. **Regularidade e Previsibilidade:**

  - Busca garantir a regularidade e previsibilidade das ações governamentais por meio de normas e procedimentos claros.


6. **Documentação:**

  - Ênfase na documentação escrita das atividades administrativas para assegurar a transparência e responsabilidade.


O modelo burocrático foi uma resposta às deficiências do modelo patrimonialista, introduzindo princípios que visavam a eficiência e a equidade nas organizações públicas. No entanto, ao longo do tempo, esse modelo também foi criticado por sua rigidez excessiva e falta de flexibilidade diante das mudanças sociais e econômicas. Essas críticas contribuíram para o desenvolvimento de modelos mais contemporâneos, como o modelo gerencial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais