Buscar

1. João é viúvo e possui uma filha, Luana. Resolve elaborar testamento onde nomeia a irmã Virgínia como tutora de Luana e destina um imóvel, equiv...

1. João é viúvo e possui uma filha, Luana. Resolve elaborar testamento onde nomeia a irmã Virgínia como tutora de Luana e destina um imóvel, equivalente a 70% de seu patrimônio para a irmã. Dois anos após a elaboração do testamento, Ricardo ingressa com ação de investigação de paternidade contra João e esta é julgada procedente, mas o juiz se omite quanto a um dado essencial, qual seja, a inclusão do nome de João no registro de nascimento de Ricardo, mesmo tendo sido tal pedido, deduzido na inicial. Meses depois, João falece. Considerando a situação hipotética, responda: Como ficará a sucessão de João? Seu testamento será cumprido?

Neste caso, tendo em vista que quando João dispôs por testamento já possuía herdeiro necessário, seu testamento será cumprido.
Contudo, como ultrapassou o limite da liberdade de dispor, atingindo a legítima dos herdeiros necessários, deverá haver a redução das disposições testamentárias, nos termos do art. 1.967, CC.

Essa pergunta também está no material:

Sucessões
4 pág.

Direito Civil VI Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na situação hipotética apresentada, João elaborou um testamento nomeando a irmã Virgínia como tutora de sua filha Luana e destinando um imóvel equivalente a 70% de seu patrimônio para a irmã. No entanto, dois anos após a elaboração do testamento, Ricardo ingressou com uma ação de investigação de paternidade contra João e esta foi julgada procedente, mas o juiz se omitiu quanto à inclusão do nome de João no registro de nascimento de Ricardo, mesmo tendo sido tal pedido deduzido na inicial. Meses depois, João faleceu. Nesse caso, como João já possuía um herdeiro necessário (Ricardo), o testamento será cumprido. No entanto, como João ultrapassou o limite da liberdade de dispor, atingindo a legítima dos herdeiros necessários, haverá a redução das disposições testamentárias, nos termos do art. 1.967 do Código Civil. Isso significa que a irmã Virgínia receberá apenas a parte que exceder a metade disponível do patrimônio de João, enquanto a outra metade será destinada aos herdeiros necessários, incluindo Ricardo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais