Buscar

Define-se a capacidade térmica de um corpo (C) como a razão entre a quantidade de calor que ele recebe (Q) e a correspondente variação de temperatu...

Define-se a capacidade térmica de um corpo (C) como a razão entre a quantidade de calor que ele recebe (Q) e a correspondente variação de temperatura ocorrida (ΔT): Se um corpo recebe calor de uma fonte durante 20 minutos com taxa constante de 50 cal/min e ele sofre uma variação de temperatura, em ºC, igual a 40, determine a sua capacidade térmica.

A capacidade térmica de um corpo é definida como a razão entre a quantidade de calor que ele recebe e a correspondente variação de temperatura ocorrida.
A capacidade térmica do corpo que recebeu calor de uma fonte durante 20 minutos com taxa constante de 50 cal/min e sofreu uma variação de temperatura de 40°C é de 25 cal/ºC.

Essa pergunta também está no material:

EQUILIBRIO TERMICO
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A capacidade térmica do corpo é dada pela razão entre a quantidade de calor que ele recebeu e a variação de temperatura que ocorreu. C = Q/ΔT Sabemos que o corpo recebeu calor durante 20 minutos com taxa constante de 50 cal/min, então a quantidade de calor recebida é: Q = 50 cal/min x 20 min = 1000 cal A variação de temperatura que ocorreu foi de 40°C, então: ΔT = 40°C Substituindo os valores na fórmula da capacidade térmica, temos: C = Q/ΔT = 1000 cal / 40°C = 25 cal/ºC Portanto, a capacidade térmica do corpo é de 25 cal/ºC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais