Buscar

Assinale a alternativa correta: Na hipótese de descumprimento por parte do empregador de obrigações contratuais, é possível o pleito de rescisão i...

Assinale a alternativa correta:

Na hipótese de descumprimento por parte do empregador de obrigações contratuais, é possível o pleito de rescisão indireta do contrato de trabalho nessa hipótese permanecendo o trabalhador no emprego, desde que notifique a empresa Vênus Limpadora Ltda. por escrito com antecedência mínima de trinta dias, mas a responsabilidade subsidiária do Estado de Goiás não se verifica por ter havido regular procedimento licitatório para a contratação da empresa prestadora de serviços.
Conforme entendimento sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho sobre terceirização no serviço público, os entes da Administração pública respondem subsidiariamente pelo inadimplemento das obrigações trabalhistas por parte da empresa regularmente contratada, caso evidenciada a conduta culposa na fiscalização do cumprimento das obrigações legais da prestadora de serviço como empregadora.
Marcela, supervisora do setor de embalagens da Empresa de Lâmpadas CTMR Ltda. foi injustamente dispensada, sendo contratada uma empresa de serviços terceirizados. Marcela foi contratada imediatamente como empregada da empresa terceirizada. Neste caso, é correto afirmar que Marcela não poderá prestar serviços para sua antiga empregadora na qualidade de empregada da empresa prestadora de serviços terceirizados, em hipótese alguma, sob pena de configuração de fraude às leis trabalhistas.
A) Todas as afirmativas estão corretas.
B) Apenas a afirmativa I está correta.
C) Apenas a afirmativa II está correta.
D) Apenas a afirmativa III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação da Disciplina - A terceirização trabalhista e a responsabilidade por verbas trabalhistas
8 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas a afirmativa II está correta. A rescisão indireta do contrato de trabalho é um direito do trabalhador quando o empregador descumpre as obrigações contratuais, mas o trabalhador permanece no emprego até que a situação seja resolvida. No entanto, a responsabilidade subsidiária do Estado de Goiás não se verifica por ter havido regular procedimento licitatório para a contratação da empresa prestadora de serviços. Conforme entendimento sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho sobre terceirização no serviço público, os entes da Administração pública respondem subsidiariamente pelo inadimplemento das obrigações trabalhistas por parte da empresa regularmente contratada, caso evidenciada a conduta culposa na fiscalização do cumprimento das obrigações legais da prestadora de serviço como empregadora. No caso de Marcela, ela pode ser contratada como empregada da empresa terceirizada, mas não pode prestar serviços para sua antiga empregadora na qualidade de empregada da empresa prestadora de serviços terceirizados, em hipótese alguma, sob pena de configuração de fraude às leis trabalhistas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais