Buscar

O filósofo inglês John Locke figura nos manuais de Filosofia como o pai do liberalismo. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que define d...

O filósofo inglês John Locke figura nos manuais de Filosofia como o pai do liberalismo. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que define de maneira correta o pensamento de Locke e que justifica sua classificação como um pensador liberal.

a) Locke era defensor da teoria da origem divina do poder real, que tratava o Estado como manifestação de uma razão superiora, acima da sociedade civil. Como o liberalismo é fundado na teocracia política, Locke foi consagrado como pai do ideário liberal.

b) Locke era defensor das liberdades individuais e esteve preocupado em fixar limites para a atuação do Estado. Como o liberalismo é fundado no princípio que diz serem inalienáveis as liberdades individuais, Locke foi consagrado como pai do ideário liberal.

c) Locke era defensor da teoria naturalista do poder político, segundo a qual o Estado se origina da manifestação da natureza, cujo objetivo é a harmonizar os assuntos humanos. Com o liberalismo é fundado no naturalismo, Locke foi consagrado como pai do ideário liberal.

d) Locke era defensor do projeto positivista de planificação da sociedade pela racionalidade científica. Como o liberalismo é fundado no princípio que diz ser a racionalidade científica o motor do progresso humano, Locke foi consagrado como pai do ideário liberal.

e) Locke era defensor da teoria materialista, segundo a qual o Estado é o resultado da dominação da burguesia sobre o proletariado. Como o liberalismo é fundado no materialismo, Locke foi consagrado como pai do ideário liberal.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Locke era defensor das liberdades individuais e esteve preocupado em fixar limites para a atuação do Estado. Como o liberalismo é fundado no princípio que diz serem inalienáveis as liberdades individuais, Locke foi consagrado como pai do ideário liberal." John Locke é considerado o pai do liberalismo por ter defendido a ideia de que o Estado deve respeitar as liberdades individuais e que a função do governo é proteger essas liberdades, além de ter proposto a ideia de contrato social, em que o poder do Estado é legitimado pelo consentimento dos governados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais