Buscar

What is the function of the electron transport chain in oxidative phosphorylation? A cadeia transportadora de elétrons é responsável por estabelec...

What is the function of the electron transport chain in oxidative phosphorylation?

A cadeia transportadora de elétrons é responsável por estabelecer um gradiente de prótons através da transferência indireta dos elétrons das coenzimas para o oxigênio.
Os componentes da cadeia transportadora de elétrons organizam-se na membrana mitocondrial interna em quatro complexos (I, II, III, IV), além da coenzima Q e do citocromo C.
A transferência de elétrons pelos quatro complexos, além do CoQ e do citocromo c, é possível pois todos eles são capazes de ser reduzidos e oxidados.
Os centros ferro enxofre (Fe-S), presentes nos três primeiros Complexos, são formados de íons ferro e enxofre podendo apresentar-se em diversas configurações.
A energia contida no gradiente de prótons é utilizada na fosforilação do ADP, formando ATP, e, por utilizar a energia derivada da oxidação de coenzimas, é denominada fosforilação oxidativa.

Essa pergunta também está no material:

Fosforilação oxidativa
14 pág.

Biologia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A função da cadeia transportadora de elétrons na fosforilação oxidativa é estabelecer um gradiente de prótons através da transferência indireta dos elétrons das coenzimas para o oxigênio. Os componentes da cadeia transportadora de elétrons organizam-se na membrana mitocondrial interna em quatro complexos (I, II, III, IV), além da coenzima Q e do citocromo C. A transferência de elétrons pelos quatro complexos, além do CoQ e do citocromo c, é possível pois todos eles são capazes de ser reduzidos e oxidados. Os centros ferro enxofre (Fe-S), presentes nos três primeiros Complexos, são formados de íons ferro e enxofre podendo apresentar-se em diversas configurações. A energia contida no gradiente de prótons é utilizada na fosforilação do ADP, formando ATP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais