Buscar

A professora Dilma de Melo Silva, em texto publicado em 1997, afirmava que "os livros didáticos de educação artística, adotados por 30% de professo...

A professora Dilma de Melo Silva, em texto publicado em 1997, afirmava que "os livros didáticos de educação artística, adotados por 30% de professores da rede pública e consultados por 70% destes, são totalmente omissos no que se refere à produção cultural e artística do negro" (SILVA, 1997, p. 44).

Com a promulgação da Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, essa situação mudou, a partir da obrigatoriedade do ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira (BRASIL, 2003). No entanto, quando se fala em história da arte, segue-se reproduzindo cronologias e/ou abordagens que invisibilizam a produção artística realizada pela população negra desde o período colonial.

Descreva, em um breve texto, como você problematizaria o material didático com os alunos.



Respostas

User badge image

Tati Tatiane

Primeiramente ao estudar a analizar o material didatico oferecido, e ao identificar essa grande falha que desobece a nossa constitução, eu pontuaria no planejamento junto ao corpo docente da escola e logo com outro material pesquisado, propunha a mudança de material ou o acrecimo de conteudos didaticos produzidos por artistas negros.


É fundamental que as escolas se comprometam com a implementação da Lei n° 10.639/03 e a 11.645/08, abordando a história e as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas de forma orgânica e sistemática. As ações em datas específicas, como o 20 de novembro, são importantes, mas insuficientes. Essas temáticas precisam ser incluídas em todas as esferas da vida escolar.


Também poderia estimular os alunos a pesquisarem produções artisticas de pessoas negras. Dessa forma estimularia os educandos a pensar no motivo pelo qual não tem esse conteudo no material didatico, fazendo com que a curiosidade do assunto os façam pesquisar sobre artistas negros na historia.


Admitindo que o racismo é questão atual, os currículos têm de ser discutidos e atualizados de modo que coloquem perspectivas negras em evidência. É preciso incluir autores que representem a perspectiva africana e afro-brasileira nas diferentes áreas de conhecimento. É urgente também ler sobre distribuição de renda, escolaridade, moradia da população negra. Perceber a construção das identidades raciais e conhecer a História são ações fundamentais para enfrentar o racismo e preconceito


A habilidade EF08HI12 consiste em: Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

A habilidade EF69LP46 consiste em: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais

A habilidade EF69LP45 consiste em: Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, ...

Habilidade(s) da BNCC: EF07HI15 Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

0
Dislike0
User badge image

Tati Tatiane

Padrão de resposta esperado

Existem muitas formas de problematizar recursos didáticos quanto às suas invisibilidades e aos seus silenciamentos.

Em se tratando da produção artística de pessoas negras, isso pode ser trabalhado com os alunos ao estudar quem obtinha acesso a corporações durante o período colonial ou à formação artística em academias durante o império.

Também pode-se analisar a abordagem realizada sobre a produção artística de pessoas negras, uma vez que pode ser uma narrativa caracterizada pelo exotismo ou primitivismo.

Ainda, é possível observar com os alunos o conteúdo que os livros didáticos trazem: há um privilégio de conteúdos e artistas europeus em detrimento de artistas e obras africanas, americanas ou latino-americanas? Essas são questões importantes para que sejam compreendidas as dinâmicas das relações étnico-raciais e certas permanências no estudo da história da arte brasileira.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina