Buscar

“A inclusão de novos sujeitos nos processos decisórios das organizações de saúde, para se concretizar como prática de gestão, necessita da construç...

“A inclusão de novos sujeitos nos processos decisórios das organizações de saúde, para se concretizar como prática de gestão, necessita da construção de condições políticas e institucionais efetivas. Estas condições tomam expressão na forma de arranjos e dispositivos, os quais criam um sistema de cogestão, viabilizando a constituição de espaço-tempo para o exercício da gestão compartilhada, cogestão, cogoverno.”

A Política Nacional de Humanização (PNH) possui entre suas diretrizes, a Gestão Participativa e a Cogestão.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas abaixo:

I. Para o alcance dos objetivos em humanização, a alienação do trabalho hospitalar causa efeitos construtivos, porque a produção de saúde depende da forma como se relaciona com o outro e o resultado do bem-estar do ambiente que inclui a satisfação do paciente.

II. É necessária uma cultura que reinvente as formas de governar na instituição hospitalar, por meio da recriação de novas correlações de forças, acentuando o cesarismo da gestão. Assim, fomentar-se-á a gestão participativa e cogestão fortalecedora da humanização in loco. 

III. As organizações de saúde hospitalares possuem densidades e composições tecnológicas diferentes compreendidas como saberes. Tais saberes, formados por conhecimentos, práticas e equipamentos podem predominar em determinadas atividades voltadas para a humanização.

IV. O prefixo ‘co’ traz uma perspectiva de gestão com duplo aspecto, o qual é representado por funções novas e participação de novos sujeitos. Isso liga-se à capacidade pedagógica para a aprender e a ensinar em local aculturado, produtor e socializador de conhecimentos. 

É correto o que se afirma apenas em:

a) III e IV.

b) II e III.

c) I, III e IV.

d) II e IV.

e) II, III e IV.