Buscar

Com base nessa afirmação, julgue as proposições seguintes: I – O STF entendeu que não se configura violação ao art. 5º, XI, da CF/1988, uma vez qu...

Com base nessa afirmação, julgue as proposições seguintes:

I – O STF entendeu que não se configura violação ao art. 5º, XI, da CF/1988, uma vez que foi autorizada a instalação de escuta ambiental por decisão judicial diante da suspeita grave da prática de crime por advogado, no escritório, sob o pretexto de exercício da profissão.

II – O art. 5º, XIII, da CF/1988, não pode ser utilizado para acobertar a prática de crime em escritório de advogados.

III – Havendo autorização judicial fundamentada na necessidade da escuta ambiental para a investigação da suspeita da prática de crime grave e a previsão da hipótese em norma infraconstitucional, não há de se falar em violação ao disposto no art. 5º, LVI, da CF/1988.

IV – Para que atinja seus objetivos de registrar sinais eletromagnéticos óticos e acústicos a fim de que se obtenham indícios necessários à investigação de crime praticado por advogado, a escuta ambiental deve ser instalada em período noturno ou em outro em que o escritório esteja vazio.

São corretas as afirmacoes:


I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Av2 - Teoria Geral do Direito Constitucional - A
4 pág.

Direito Constitudional Universidade Pitágoras AnhangueraUniversidade Pitágoras Anhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As proposições I, II, III e IV estão corretas. O Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a instalação de escuta ambiental em escritório de advogado, com autorização judicial fundamentada na necessidade da investigação da suspeita da prática de crime grave, não configura violação ao art. 5º, XI, da Constituição Federal de 1988. Além disso, o art. 5º, XIII, da CF/1988, não pode ser utilizado para acobertar a prática de crime em escritório de advogados. E, havendo autorização judicial fundamentada e previsão da hipótese em norma infraconstitucional, não há violação ao disposto no art. 5º, LVI, da CF/1988. Por fim, a escuta ambiental deve ser instalada em período noturno ou em outro em que o escritório esteja vazio para que atinja seus objetivos de registrar sinais eletromagnéticos óticos e acústicos a fim de que se obtenham indícios necessários à investigação de crime praticado por advogado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais