Buscar

As vanguardas artísticas almejavam superar as padronizações da arte e, para isso, buscavam referências em diferentes culturas. As artes fauvista e ...

As vanguardas artísticas almejavam superar as padronizações da arte e, para isso, buscavam referências em diferentes culturas. As artes fauvista e cubista foram influenciadas pela arte africana, que foi disseminada a partir da construção de museus etnográficos no início do século XX.

Entretanto, a referência da arte africana ficou restrita aos seus aspectos formais que desconsideravam a sua função ritualística nas tribos de onde são originárias. A descontextualização das produções advindas do continente africano já era realizada pelos próprios museus etnográficos, que destituíam o caráter mágico e o uso ritualístico ao transformá-las em objetos para serem apreciados. 

Considere a seguinte situação:

Ao trabalhar sobre a efervescência cultural do século XIX e XX com o 9º ano, o professor Rafael, da disciplina de História, abordou as vanguardas artísticas e as rupturas com a padronização mantida pela academia de arte. O seu objetivo inicial era mostrar como a arte foi afetada pelas transformações sociais da época.

Ele abordou as vanguardas como movimentos artísticos que buscavam novos caminhos para a arte. Cada movimento tinha curta duração e, normalmente, um artista poderia fazer parte de mais de um movimento da vanguarda. Para iniciar as aulas, o professor fez uma abordagem geral sobre o contexto do surgimento e o desenvolvimento das vanguardas artísticas.

Como você daria continuidade à proposta de ensino do professor Rafael? Elabore uma sequência didática propondo uma atividade que contemple a arte cubista e a importância da arte africana na sua constituição.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para dar continuidade à proposta de ensino do professor Rafael, uma sequência didática que pode ser proposta é: 1. Introdução: O professor pode iniciar a aula relembrando o que foi abordado na aula anterior sobre as vanguardas artísticas e a influência da arte africana na arte fauvista e cubista. 2. Contextualização: O professor pode contextualizar o surgimento do movimento cubista, apresentando os artistas mais importantes e suas principais obras. 3. Análise de obras: O professor pode selecionar algumas obras cubistas e pedir para que os alunos as analisem, identificando as características do movimento, como a fragmentação da imagem e a utilização de formas geométricas. 4. Discussão sobre a influência da arte africana: O professor pode apresentar algumas obras de arte africana e discutir com os alunos como elas influenciaram o movimento cubista, destacando as semelhanças entre as formas geométricas utilizadas pelos artistas cubistas e as formas presentes nas máscaras e esculturas africanas. 5. Atividade prática: O professor pode propor uma atividade em que os alunos criem uma obra de arte cubista inspirada em elementos da arte africana, como as formas geométricas e as cores vibrantes. 6. Apresentação das obras: Ao final da atividade, os alunos podem apresentar suas obras para a turma e discutir como a arte africana influenciou suas criações. Essa sequência didática pode ajudar os alunos a compreenderem a importância da arte africana na constituição do movimento cubista e a desenvolverem habilidades de análise e criação artística.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais