Buscar

As substâncias antimicrobianas são agentes quimioterápicos capazes de erradicar células responsáveis por doenças infecciosas, ou seja, micro-organi...

As substâncias antimicrobianas são agentes quimioterápicos capazes de erradicar células responsáveis por doenças infecciosas, ou seja, micro-organismos patogênicos. Os micro-organismos significativos para a área da saúde são bactérias, fungos, vírus e parasitas. O controle de medicamentos, de uso sob prescrição, à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, isoladas ou em associação, é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da Resolução RDC nº 20, de 5 de maio de 2011. Esta RDC possui a seguinte abrangência: "estabelece os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, conforme Anexo I desta Resolução.", de modo que esta Resolução também se aplica a "sais, éteres, ésteres e isômeros das substâncias antimicrobianas constantes de seu Anexo I".

 

ANVISA. Resolução nº 20, de 05 de maio de 2011. Dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição, isoladas ou em associação [S. l.], 05 mai. 2011. Disponível em:

 

Considerando a RDC nº 20/2011, julgue as afirmações a seguir acerca da aplicação prática desta Resolução.

 

I. Um farmacêutico poderá dispensar um medicamento antimicrobiano que tenha sido prescrito em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde.

 

II. Uma receita de antimicrobiano que tenha sido emitida pelo prescritor em 19 de maio de 2020, poderá ser aceita pelo farmacêutico até o dia 29 do mesmo mês e ano.

 

III. Uma farmacêutica poderá aceitar uma receita que contenha a prescrição de um antimicrobiano e outras categorias de medicamentos que não sejam sujeitos a controle especial.

 

IV. Uma receita de antimicrobiano poderá ser aceita contendo identificação do paciente e do emitente, além das informações do medicamento, porém, sem a data da emissão.


É correto o que se afirma em

A) 

I, II, III e IV.

B) 

IV, apenas.

C) 

I e II, apenas.

D) 

III e IV, apenas.

E) 

I, II e III, apenas.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I e II, apenas. Justificativa: I. Um farmacêutico poderá dispensar um medicamento antimicrobiano que tenha sido prescrito em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde. (Correta) II. Uma receita de antimicrobiano que tenha sido emitida pelo prescritor em 19 de maio de 2020, poderá ser aceita pelo farmacêutico até o dia 29 do mesmo mês e ano. (Correta) III. Uma farmacêutica poderá aceitar uma receita que contenha a prescrição de um antimicrobiano e outras categorias de medicamentos que não sejam sujeitos a controle especial. (Incorreta) IV. Uma receita de antimicrobiano poderá ser aceita contendo identificação do paciente e do emitente, além das informações do medicamento, porém, sem a data da emissão. (Incorreta)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image