Logo Passei Direto
Buscar
Infecções causada por espécies de tripanossomatídeos e apicomplexas, estão entre as doenças parasitárias mais prevalente no mundo, principalmente em locais onde as condições socioeconômicas permitem a manutenção da transmissão. Além disso, a alta toxicidade e a necessidade de tratamentos de longa duração, também contribui para o fracasso no controle dessas doenças infecciosas. Sobre os fármacos utilizados para o tratamento de infecções por protozoários, assinale a opção correta. a. O tratamento com cloroquina é altamente efetivo contra as formas exoeritrocitária dos plasmódios no tecido hepático. b. A cloroquina atua no vacúolo digestivo do parasita interferindo na polimerização do grupo HEME da hemoglobina. c. O efeito tripanocida do benznidazol está associada a desregulação dos mecanismos que controlam o fluxo de cátions da membrana. d. Altas concentrações do grupo HEME na forma livre são essenciais para a sobrevivência do plasmódio dentro das hemácias. e. O tratamento com benznidazol administrado por via oral é recomendado para todos os pacientes na fase crônica da doença de Chagas.
User badge image
Maressa Afonso

há 2 anos

User badge image
Maressa Afonso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os fármacos utilizados no tratamento de infecções por protozoários: a) O tratamento com cloroquina é altamente efetivo contra as formas exoeritrocitária dos plasmódios no tecido hepático. Análise: A cloroquina é mais eficaz contra as formas eritrocitárias do Plasmodium, não especificamente contra as formas exoeritrocitárias. b) A cloroquina atua no vacúolo digestivo do parasita interferindo na polimerização do grupo HEME da hemoglobina. Análise: Esta afirmação está correta. A cloroquina se liga ao heme livre, impedindo sua polimerização e causando toxicidade ao parasita. c) O efeito tripanocida do benznidazol está associado a desregulação dos mecanismos que controlam o fluxo de cátions da membrana. Análise: Embora o benznidazol tenha um efeito tripanocida, a descrição não é precisa em relação ao seu mecanismo de ação. d) Altas concentrações do grupo HEME na forma livre são essenciais para a sobrevivência do plasmódio dentro das hemácias. Análise: Na verdade, o Plasmodium precisa metabolizar o heme, e altas concentrações livres são tóxicas para o parasita. e) O tratamento com benznidazol administrado por via oral é recomendado para todos os pacientes na fase crônica da doença de Chagas. Análise: O benznidazol é mais eficaz nas fases agudas da doença de Chagas e não é recomendado para todos os pacientes na fase crônica. Com base na análise, a alternativa correta é: b) A cloroquina atua no vacúolo digestivo do parasita interferindo na polimerização do grupo HEME da hemoglobina.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b. A cloroquina atua no vacúolo digestivo do parasita interferindo na polimerização do grupo HEME da hemoglobina. A cloroquina é um fármaco utilizado no tratamento da malária, que é causada por protozoários do gênero Plasmodium, que se multiplicam dentro das hemácias. A cloroquina age no vacúolo digestivo do parasita, impedindo a polimerização do grupo HEME da hemoglobina, o que leva à morte do parasita.

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0
User badge image

juliamarquiori9

ano passado

esta correta

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A implantação de práticas educativas que conduzam as pessoas a adquirir conhecimentos sobre as parasitoses, tornando-as capazes de atuarem na prevenção e redução da carga parasitária é uma estratégia eficaz, mas pouco trabalhada, pois o sistema não privilegia a educação em saúde, o que dificulta a implantação das ações de controle destas doenças.
A partir do contexto apresentado, assinale a opção correta relacionada ao controle integrado para parasitoses.
a. Intervenções de controle baseadas na administração periódica de anti-helmínticos em grupos suscetíveis tem se mostrado pouco efetivo.
b. A principal estratégia de controle integrado para os mosquitos anofelinos e flebotomíneos se baseia na aplicação de inseticida residual.
c. A fiscalização de abatedouros clandestinos e comercialização de carnes sem inspeção impede a transmissão do parasito do complexo teníase-cisticercose.
d. O manejo ambiental é o melhor método de eliminação vetorial que contribui para reduzir a incidência da doença de Chagas.
e. A aplicação de estratégias coletivas como a busca ativa de indivíduos infectados é pouco recomendada pelos órgãos públicos.

Cerca de 3/4 das pouco mais de 1 milhão de espécies de animais descritas no mundo são insetos. Isso é um bom indicativo do sucesso evolutivo desse grupo de animais e não pode ser ignorado pelo homem nas ações pretensiosas de eliminação dos insetos do ambiente urbano e rural.
Em relação ao controle de artrópodes, assinale a opção correta.
a. Os piretroides são compostos químicos sintéticos de amplo espectro, porém com alta toxicidade para mamíferos.
b. Os piretroides apresentam uma baixa solubilidade em água e se ligam no sítio ativo da enzima responsável pela respiração.
c. Os organofosforados podem ser utilizados para o tratamento de artrópodes causadores da sarna e a pediculose.
d. O modo de ação dos organofosforados implica a destruição do sistema digestivo uma vez ingerido pelo inseto.
e. Os organofosforados é uma classe de inseticidas orgânicos que inibe colinesterase nas sinapses químicas.

Os protozoários constituem um sério desafio à saúde pública e um dos principais fatores debilitantes da população mundial. A complexidade estrutural apresentada por esses organismos dificulta o desenvolvimento de vacinas, tornando assim, a utilização de fármacos antiparasitários, associados à melhora das condições sanitárias, a base de controle para estas parasitoses.
Considerando o texto como uma referência inicial, assinale a opção correta acerca do mecanismo de ação de fármacos antiparasitários.
a. O metronidazol é facilmente adsorvido nos rins onde é metabolizado por oxidação originando os compostos ativos.
b. O metronidazol é um derivado nitroimidazólico com espectro de ação sobre as formas sanguíneas do Trypanosoma cruzi.
c. O benznidazol é um antiparasitário de amplo espectro de ação utilizado contra protozoários anaeróbicos da mucosa.
d. O benznidazol é um derivado nitroimidazólico que atua frente isolados resistentes de Plasmodium falciparum.
e. Os metabolitos do metronidazol atuam por meio da interação com DNA do patógeno impedindo sua replicação.

As parasitoses representam importante problema de saúde pública mundial, ocorrendo principalmente nos países em desenvolvimento. Fatores como crescimento desordenado das cidades, condições de vida da população (habitações precárias, abastecimento de água potável ineficiente ou inexistente, pobreza) e o déficit educacional populacional, são relacionados como os principais responsáveis pela manutenção das parasitoses.
Sobre os principais métodos de profilaxia para redução das parasitoses intestinais, assinale a opção correta.
a. A utilização de detergentes e desinfetantes permite a descontaminação de alimentos independente da espécie de parasito.
b. O sistema de produção de alimentos adequado, como de carne e verduras, pouco contribui para redução dos riscos sanitários da população.
c. A falta de saneamento básico e má distribuição de água potável está associada apenas com dispersão de ovos de helmintos.
d. A ingestão de frutas e verduras lavadas de forma inadequada atuam como veículo de cistos e ovos de parasitos.
e. A principal medida de controle e prevenção para cisticercose inclui o melhoramento do fornecimento de água para a população.

Mais conteúdos dessa disciplina