Buscar

Salomé contratou Aroldo (profissional liberal) para pintar as paredes do seu quarto. Após três dias da conclusão do serviço, blocos de tinta se des...

Salomé contratou Aroldo (profissional liberal) para pintar as paredes do seu quarto. Após três dias da conclusão do serviço, blocos de tinta se desprenderam e caíram sobre o sinteco colocado dois dias após a pintura, causando um prejuízo de R$ 1.000,00 (mil reais). Diante de tais fatos, tomando por base as regras da responsabilidade civil no direito brasileiro, é correto afirmar que:


a)     Ainda que Aroldo deixasse de observar um dever de cuidado, não teria qualquer responsabilidade. Isso porque, nesta hipótese, somente o fabricante da matéria prima da tinta seria responsabilizado.

b)    Aroldo não poderia ser responsabilizado com fundamento na responsabilidade objetiva, sendo necessária a demonstração da culpa.

c)     Aroldo poderia ser responsabilizado, somente na hipótese em que ficasse demonstrada a existência dos riscos produzidos por sua atividade.

d)    Aroldo poderia ser responsabilizado pela reparação dos danos causados, independentemente da existência de culpa.

e)    Aroldo não poderia ser responsabilizado, ainda que houvesse culpa quanto à utilização da tinta inadequada.