Buscar

Leia o trecho abaixo:   Até o final da década de 1960, projetos de sinalização baseavam-se no conceito de funcionalidade para implantar elementos d...

Leia o trecho abaixo:

 

Até o final da década de 1960, projetos de sinalização baseavam-se no conceito de funcionalidade para implantar elementos de comunicação dentro dos ambientes. Assim, era comum que designers, quando confrontados pelas demandas de comunicação de um espaço, procurassem primeiro desenvolver um projeto focado na identificação de lugares e na orientação do público que transitaria por ele.

Segundo Hunt (2003), uma tendência paralela, porém separada desse tipo de abordagem funcional da sinalização, que buscava o interesse, a diferenciação e até mesmo o entretenimento dos ambientes, começou a ser experimentada em shopping centers, parques temáticos e grandes eventos.

Apesar de ter nascido de conceitos arquitetônicos e urbanísticos de espaços públicos, a abordagem do placemaking se expandiu para a comunicação dos ambientes. Entretanto, para Calori (2007), este conceito, quando abordado no projeto de sinalização, precisa ser diferenciado do utilizado em projetos paisagísticos e arquitetônicos, pois, sua intenção nela é sempre o de comunicar algo de forma explícita. Ou seja, placemaking é uma abordagem utilizada em projetos de sinalização, que é definida pela concepção de elementos de comunicação, capazes de criarem em um ambiente uma atmosfera mais animada e envolvente e que possam entreter o público.

 

Fonte: D’AGOSTINI, D. Design de sinalização. São Paulo: Blucher, 2017.

 

Considerando o conceito de placemaking, avalie as afirmativas a seguir:

 

I. Do ponto de vista projetual, ele reforça o caráter prático e funcional da mensagem visual, por meio da síntese das informações e dos elementos de comunicação de um determinado espaço.

II. Enquanto conceito, contempla a ideia da criação do espaço, enquanto lugar, guarda relação direta com a construção de recintos identitários e potencializadores do diálogo.

III. Constitui uma abordagem híbrida, na medida em que mescla conceitos arquitetônicos e urbanísticos, com o objetivo de identificar lacunas comunicacionais e paisagísticas.

 

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, apenas.


II, apenas.


III, apenas.