Buscar

Na Educação Básica, escolas da rede pública e privada inserem a programação computacional como atividade curricular ou complementar realizada em of...

Na Educação Básica, escolas da rede pública e privada inserem a programação computacional como atividade curricular ou complementar realizada em oficinas no contraturno escolar. Existem, diferentes linguagens e aplicativos de programação que facilitam o aprendizado e auxiliam o desenvolvimento do pensamento computacional. Dentre eles, citamos o CronAPP, que utiliza uma linguagem de programação visual baseada em blocos (programação blockly). Nesse tipo de linguagem, que tem código aberto, o usuário encaixa peças para construir o programa. Outro aplicativo gratuito para ensinar e aprender programação é o Grasshopper. Esse aplicativo, que tem o nome em homenagem à Grace Hopper, uma das primeiras mulheres a ingressar na programação de computadores, faz parte da iniciativa Cresça com o Google e utiliza a linguagem de programação JavaScript para que os usuários aprendam a criar animações, resolvam problemas usando códigos e criem sites em HTML e CSS. A interface utiliza uma metodologia com quebra-cabeças visuais e interativos, os quais permitem ao usuário entender conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis.


Fonte: CORDOVA, Tania. Tendências Educacionais Contemporâneas. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.


Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. Para ensinar lógica de programação, programação de robôs, criação de games e outras atividades computacionais, o docente pode utilizar alguns recursos, como papelão, lápis, caneta, papel e materiais recicláveis.

PORQUE

II. Com esses recursos, é possível propor atividades, como a produção de jogos, tabuleiros, desafios e quebra-cabeças que usam cartões, cordas e outras possibilidades que estimulem a compreensão de conceitos, como algoritmos.


Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais