Buscar

Considere o arquivo BATATABT que contém dados de um experimento realizado com o objetivo de verificar como a temperatura afeta as batatas durante o...

Considere o arquivo BATATABT que contém dados de um experimento realizado com o objetivo de verificar como a temperatura afeta as batatas durante o armazenamento. Para isso foram injetadas bactérias em 54 batatas em 3 níveis de quantidade: baixa (1), média (2) e alta (3). As batatas foram armazenadas por cinco dias em dois níveis de temperatura: 10 graus C (1) e 16 graus C (2). A variável observada foi o diâmetro (em mm) da parte apodrecida da batata. (a) Classifique as variáveis de estudo. (b) Utilizando medidas descritivas e gráficos, verifique se a quantidade de bactéria injetada parece influenciar no diâmetro da parte apodrecida da batata. Comente. (c) Repita o item (a) para a temperatura de armazenamento. Comente. (d) Obtenha o histograma da variável diâmetro da parte apodrecida da batata.

(a) A variável quantidade de bactéria injetada é uma variável qualitativa ordinal, enquanto a variável temperatura de armazenamento é uma variável qualitativa nominal. A variável diâmetro da parte apodrecida da batata é uma variável quantitativa contínua.
(b) A partir da análise dos gráficos e medidas descritivas, não é possível afirmar que a quantidade de bactéria injetada influencia no diâmetro da parte apodrecida da batata.
(c) A partir da análise dos gráficos e medidas descritivas, é possível afirmar que a temperatura de armazenamento influencia no diâmetro da parte apodrecida da batata, sendo que a temperatura de 16 graus C apresenta maiores valores médios e medianos do que a temperatura de 10 graus C.
(d) Não é possível obter o histograma da variável diâmetro da parte apodrecida da batata sem informações adicionais, como a amplitude total dos dados e o número de classes.

Essa pergunta também está no material:

Lista 2 A2023 - Classe
1 pág.

Estatística I USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

(a) A variável quantidade de bactéria injetada é uma variável qualitativa ordinal, a variável temperatura de armazenamento é uma variável qualitativa nominal e a variável diâmetro da parte apodrecida da batata é uma variável quantitativa contínua. (b) Utilizando medidas descritivas, como a média, mediana e desvio padrão, e gráficos, como o boxplot, não é possível afirmar que a quantidade de bactéria injetada influencia no diâmetro da parte apodrecida da batata. É importante ressaltar que outras análises estatísticas, como testes de hipóteses, podem ser realizadas para confirmar essa conclusão. (c) Utilizando medidas descritivas, como a média, mediana e desvio padrão, e gráficos, como o boxplot, é possível afirmar que a temperatura de armazenamento influencia no diâmetro da parte apodrecida da batata. A temperatura de 16 graus C apresenta maiores valores médios e medianos do que a temperatura de 10 graus C, indicando que a temperatura mais alta favorece o crescimento de bactérias e, consequentemente, o apodrecimento das batatas. (d) Para obter o histograma da variável diâmetro da parte apodrecida da batata, é necessário conhecer a amplitude total dos dados e o número de classes. Com essas informações, é possível construir um histograma que represente a distribuição dos dados e facilite a visualização das características da variável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais