Buscar

Assinale a alternativa correta. I. A prisão preventiva é medida excepcional, devendo ser decretada apenas quando demonstrada a sua necessidade par...

Assinale a alternativa correta.

I. A prisão preventiva é medida excepcional, devendo ser decretada apenas quando demonstrada a sua necessidade para garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. Não é possível a decretação da prisão preventiva para fins de investigação ou para a averiguação de infrações não previstas em lei.
II. A prática de contravenção penal, no âmbito de violência doméstica, não é motivo idôneo para justificar a prisão preventiva do réu. Não há previsão legal que autorize a prisão preventiva contra o autor de uma contravenção penal, logo, decretar a prisão preventiva nesta hipótese representa ofensa ao princípio da legalidade estrita.
III. A decisão que, na audiência de custódia, determina o relaxamento da prisão em flagrante sob o argumento de que a conduta praticada é atípica faz coisa julgada material. Assim, não poderá o juiz receber denúncia posterior contra o indivíduo, narrando os mesmos fatos.
IV. A decretação de prisão temporária só pode ser considerada legítima caso constitua medida comprovadamente adequada e necessária ao acautelamento da fase pré-processual, não servindo para tanto a suposição de que o suspeito virá a comprometer a atividade investigativa.
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
b) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
d) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

Essa pergunta também está no material:

Questões - prisões
10 pág.

Sociologia Ced 05 De TaguatingaCed 05 De Taguatinga

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas". Justificativa: I. A prisão preventiva é medida excepcional, devendo ser decretada apenas quando demonstrada a sua necessidade para garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. Não é possível a decretação da prisão preventiva para fins de investigação ou para a averiguação de infrações não previstas em lei. Essa afirmativa está correta, pois a prisão preventiva é uma medida cautelar que só pode ser decretada em situações específicas, conforme previsto no Código de Processo Penal. II. A prática de contravenção penal, no âmbito de violência doméstica, não é motivo idôneo para justificar a prisão preventiva do réu. Não há previsão legal que autorize a prisão preventiva contra o autor de uma contravenção penal, logo, decretar a prisão preventiva nesta hipótese representa ofensa ao princípio da legalidade estrita. Essa afirmativa também está correta, pois a prisão preventiva só pode ser decretada em casos previstos em lei, e a prática de contravenção penal não é um desses casos. III. A decisão que, na audiência de custódia, determina o relaxamento da prisão em flagrante sob o argumento de que a conduta praticada é atípica faz coisa julgada material. Assim, não poderá o juiz receber denúncia posterior contra o indivíduo, narrando os mesmos fatos. Essa afirmativa está correta, pois a decisão tomada na audiência de custódia faz coisa julgada material, ou seja, impede que o mesmo fato seja julgado novamente. IV. A decretação de prisão temporária só pode ser considerada legítima caso constitua medida comprovadamente adequada e necessária ao acautelamento da fase pré-processual, não servindo para tanto a suposição de que o suspeito virá a comprometer a atividade investigativa. Essa afirmativa está incorreta, pois a prisão temporária pode ser decretada em outras situações além do acautelamento da fase pré-processual, como por exemplo, para garantir a ordem pública ou econômica.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina