Buscar

Christophe Dejours é um dos autores que mais contribuiu para a psicopatologia do trabalho não só na França, mas em vários países, inclusive no Bras...

Christophe Dejours é um dos autores que mais contribuiu para a psicopatologia do trabalho não só na França, mas em vários países, inclusive no Brasil. Sobre sua psicologia do trabalho é INCORRETO afirmar que:

Dejours aponta que a organização do trabalho pode ser responsável não só por vivencias de prazer em relação ao trabalho, mas também por vivências penosas, de sofrimento, cuja expressão se dá por meio de sintomas específicos relacionados ao contexto socioprofissional e a própria estrutura de personalidade.
A banalização do mal, atualmente encontrada nas demais formas de injustiça social (o desemprego crescente, o aumento da violência social e a xenofobia na Europa), torna-se patente com a disseminação, a partir da década de 80, do modelo econômico calcado no neoliberalismo. Tal modelo instila nas pessoas a crença de uma guerra econômica mundial, na qual os imperativos do combate, da competição e do remanejamento de grupos sociais pela ciência (assim intensificando e endossando as políticas mundiais de segregação étnica, religiosa e racial) se tornaram normas.
Contra a angústia do trabalho, assim como contra a insatisfação, os operários não conseguem elabora estratégias defensivas, de maneira que o sofrimento é imediatamente identificável.
O individualismo é um processo pelo qual os trabalhadores interpretam os fatos atuais das situações de trabalho de forma singular, e sem considerar a história que os produziu. Eles atribuem uma naturalização da casualidade, porque seria insuportável o desmantelamento do esquema defensivo e a confrontação com as
a. A
b. B
c. C
d. D

Essa pergunta também está no material:

upa-2017-prefeitura-de-barbalha-ce-psicologo-prova
5 pág.

Psicologia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O individualismo é um processo pelo qual os trabalhadores interpretam os fatos atuais das situações de trabalho de forma singular, e sem considerar a história que os produziu. Eles atribuem uma naturalização da casualidade, porque seria insuportável o desmantelamento do esquema defensivo e a confrontação com as".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais