Buscar

3. Detalhe o funcionamento dos elementos sensores capazes de detectar variações em pressão, força e fluxo (ver tabela apresentada na transparência ...

3. Detalhe o funcionamento dos elementos sensores capazes de detectar variações em pressão, força e fluxo (ver tabela apresentada na transparência 23).

Os Sensores de Pressão funcionam com tecnologias diferentes para captar os níveis de pressão, sendo usados como parte integrante de um mecanismo mecânico. O líquido ou gás exerce sobre a superfície do sensor uma força que o faz captar por intermédio de suas peças um tipo de informação relevante em forma de sinal elétrico.
O sensor de força resistivo funciona como um potenciômetro, isto é, se aplicar força na superfície, a resistência do sensor diminui. A partir daí podemos receber uma informação e convertê-la.
Os sensores de fluxo funcionam com contato reed switch e pistão magnético. O deslocamento desse pistão (proporcional à vazão da tubulação) é o que abre ou fecha o contato do reed switch. O pistão é controlado por uma mola, retornando à posição inicial quando não há fluxo, mesmo que exista pressão. Os sensores detectam fluxo de líquidos em tubulações, com contato ON/OFF como saída, indicando aumento/diminuição de fluxo na tubulação. Podem ser aplicados em água, óleo e líquidos aquosos, com ajuste de sensibilidade para o fluxo a ser detectado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os sensores de pressão funcionam com tecnologias diferentes para captar os níveis de pressão, sendo usados como parte integrante de um mecanismo mecânico. O líquido ou gás exerce sobre a superfície do sensor uma força que o faz captar por intermédio de suas peças um tipo de informação relevante em forma de sinal elétrico. O sensor de força resistivo funciona como um potenciômetro, isto é, se aplicar força na superfície, a resistência do sensor diminui. A partir daí podemos receber uma informação e convertê-la. Os sensores de fluxo funcionam com contato reed switch e pistão magnético. O deslocamento desse pistão (proporcional à vazão da tubulação) é o que abre ou fecha o contato do reed switch. O pistão é controlado por uma mola, retornando à posição inicial quando não há fluxo, mesmo que exista pressão. Os sensores detectam fluxo de líquidos em tubulações, com contato ON/OFF como saída, indicando aumento/diminuição de fluxo na tubulação. Podem ser aplicados em água, óleo e líquidos aquosos, com ajuste de sensibilidade para o fluxo a ser detectado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais