Buscar

Essa “neutralidade” formatada pelo uso da vogal temática masculina “o” neutra seria uma forma de discriminação, conforme discute Hugo Monteiro em s...

Essa “neutralidade” formatada pelo uso da vogal temática masculina “o” neutra seria uma forma de discriminação, conforme discute Hugo Monteiro em seu texto Língua, linguagem e poder: opressões na palavra? Explique:


Resposta: Com o uso padrão da vogal “o” para fazer referência a situações “neutras”, observa-se a manutenção da estrutura masculinizante da língua portuguesa e a inferiorização de todos aqueles grupos que não se encaixam nesse padrão, ou seja, o modelo masculino. Essa estrutura da língua, demonstra que para na sociedade em que vivemos, o único agente que importa estar em destaque é o homem, na hegemonia da sua presença na história, na linguagem da história e nas formas implícitas dessa hegemonia, sendo este “homem universal”, realmente, um homem branco, europeu, autóctone, judaico-cristão.

Essa pergunta também está no material:

aula_assincrona_18_03
2 pág.

Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a utilização da vogal temática masculina "o" como forma de neutralidade pode ser considerada uma forma de discriminação, pois mantém a estrutura masculinizada da língua portuguesa e inferioriza todos aqueles que não se encaixam nesse padrão, ou seja, o modelo masculino. Essa estrutura da língua demonstra que, na sociedade em que vivemos, o único agente que importa estar em destaque é o homem, na hegemonia da sua presença na história, na linguagem da história e nas formas implícitas dessa hegemonia, sendo este "homem universal" realmente um homem branco, europeu, autóctone, judaico-cristão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais