Buscar

Segundo Adorno, qual é a definição correta de indústria cultural? Assinale a alternativa correta: O estudo da cultura de massa e o termo indústria...

Segundo Adorno, qual é a definição correta de indústria cultural? Assinale a alternativa correta:

O estudo da cultura de massa e o termo indústria cultural surgem, pela primeira vez, em um estudo publicado em 1947, em Amsterdã, por Theodor W. Adorno (1903 – 1969).
Segundo Adorno, a cultura de massa não é um produto popular nascido em meio à população, mas sim uma imposição vinda de cima, organizada por quem controla o capital e a tecnologia; essa produção cultural visa ao lucro e é subserviente a quem detém o poder.
Adorno afirma que a indústria cultural não pretende o desenvolvimento da consciência crítica, mas sim a reprodução dos valores e das ideologias dos grupos sociais que manipulam as suas mensagens.
A) Um movimento cultural organizado pelos trabalhadores das indústrias, que reivindicavam por acesso às artes e literaturas humanas.
B) É o processo de preservação da cultura popular em meio ao processo de exploração comercial, na qual a produção em massa dos bens culturais corresponde a uma maior autonomia das identidades.
C) É a expansão da capacidade cultural das massas urbanas, em uma determinada etapa do desenvolvimento capitalista.
D) A organização da produção em linhas de montagem sobre os segmentos do setor cultural, se caracterizando pela produção em massa.
E) É o fenômeno da exploração comercial da cultura, cuja preocupação é a produção em massa dos bens culturais.

Essa pergunta também está no material:

SOCIOLOGIA CRÍTICA
11 pág.

Sociologia Crítica Instituto Superior de Educação Pró-SaberInstituto Superior de Educação Pró-Saber

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "É o fenômeno da exploração comercial da cultura, cuja preocupação é a produção em massa dos bens culturais." Segundo Adorno, a indústria cultural é um fenômeno que visa ao lucro e é subserviente a quem detém o poder, não pretendendo o desenvolvimento da consciência crítica, mas sim a reprodução dos valores e das ideologias dos grupos sociais que manipulam as suas mensagens.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais