Buscar

Ao analisar a formação de educadores ambientais com base nos trabalhos de Paulo Freire, autor muito discutido e debatido em nosso país, avaliamos q...

Ao analisar a formação de educadores ambientais com base nos trabalhos de Paulo Freire, autor muito discutido e debatido em nosso país, avaliamos que a produção teórica da Educação Ambiental brasileira se estrutura de forma a contestar a educação tradicional. Assinale a proposição que mais se enquadra nesse tipo de educação proposta por Freire.

As práticas devem propor uma observação sensível e crítica do ambiente, incentivando a reflexão e a busca de soluções para os problemas identificados. Tendo em vista formar um cidadão observador, questionador, crítico, reflexivo, cooperativo, íntegro e ético.
a) Os educadores devem enfatizar os valores ambientais a seus educandos, prescrevendo códigos de comportamentos socialmente desejáveis.
b) Espera-se que o educador leve em consideração os conhecimentos prévios dos educandos, já que eles têm fácil acesso à informação nos livros e principalmente na internet. Neste caso o papel primordial é organizar as informações colhidas pelos educandos.
c) O foco do educador deve ser a gestão ambiental, ou seja, uma educação para a conservação dos recursos naturais, tanto em relação à qualidade quanto à quantidade.
d) Busca solucionar problemas ambientais de acordo com normas estabelecidas, bem como mecanismos que integrem “desenvolvimento econômico com manejo sustentável de recursos naturais”. A principal característica é a mudança de comportamento individual por meio da quantidade de informações e leis que surgem como soluções prontas.

Essa pergunta também está no material:

Blackboard Learn (1)
6 pág.

Educação Ambiental Universidade Estadual de GoiásUniversidade Estadual de Goiás

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A proposição que mais se enquadra na educação proposta por Paulo Freire é a letra "a) Os educadores devem enfatizar os valores ambientais a seus educandos, prescrevendo códigos de comportamentos socialmente desejáveis". Paulo Freire defendia uma educação crítica e reflexiva, que incentivasse a observação sensível e crítica do ambiente, a busca de soluções para os problemas identificados e a formação de cidadãos observadores, questionadores, críticos, reflexivos, cooperativos, íntegros e éticos. A educação proposta por Freire não se limita a prescrever códigos de comportamentos socialmente desejáveis, mas sim a incentivar a reflexão crítica sobre a realidade e a busca de soluções para os problemas identificados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes