Buscar

Úlcera Péptica ​Atualmente o conhecimento patológico da úlcera péptica permite defini-la como um desequilíbrio entre os fatores que danificam a muc...

Úlcera Péptica

​Atualmente o conhecimento patológico da úlcera péptica permite defini-la como um desequilíbrio entre os fatores que danificam a mucosa e aqueles que a protegem, resultando em lesão mucosa do trato digestivo superior e atualmente tem sido uma das doenças mais prevalentes no mundo, e algumas das suas complicações têm sido as principais causas da morbimortalidade a ela referida. A prevalência difere da população mundial entre as úlceras gástricas e duodenais, e a média de idade das pessoas portadoras é entre 30 e 60 anos, mas pode acontecer em qualquer idade. 

As pesquisas indicam que úlcera péptica apresenta uma causa multifatorial, tais como, elementos ambientais, como álcool e nicotina, podem inibir ou reduzir a secreção de muco e bicarbonato e o aumento da secreção ácida. Além disso, nas últimas décadas, a identificação do Helicobacter pylori e a associação da úlcera com a utilização crônica de drogas anti-inflamatórias, contribuíram para melhor compreensão dos eventos associados à ulcerogênese. O tratamento farmacológico (inibidores bomba prótons, sais básicos) é amplo e deve-se observar a presença ou não da bactéria (uso antibioticoterapia) e normalmente eficaz associado a mudanças nos hábitos de vida.

Neste contexto a nutrição e recomendações dietéticas para orientar vida saudável e estabelecer parâmetros nutricionais, são reconhecidas como forma de promover a saúde, prevenir e tratar doenças. Assim, a dietoterapia tem desempenhado papel fundamental na prevenção e tratamento de úlcera péptica, com o objetivo principal de recuperar e proteger o revestimento gastrointestinal, melhorando a digestão, aliviando a dor e contribuindo para estado nutricional satisfatório.

 

Ao analisar o texto e considerando a importância do tratamento da condição apresentada faça uma análise descritiva do tema abordando os pontos: (fazer um texto abordando todos os pontos a baixo)


- Qual a fisiopatologia da úlcera péptica;

- Qual mecanismo de ação dos medicamentos utilizados;

- Quais ações não farmacológicas podem ser utilizadas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A úlcera péptica é uma lesão na mucosa do trato digestivo superior, que ocorre devido a um desequilíbrio entre os fatores que danificam a mucosa e aqueles que a protegem. A doença é uma das mais prevalentes no mundo e pode afetar pessoas de qualquer idade, embora a média de idade das pessoas portadoras seja entre 30 e 60 anos. A causa da úlcera péptica é multifatorial, sendo que elementos ambientais, como álcool e nicotina, podem inibir ou reduzir a secreção de muco e bicarbonato e aumentar a secreção ácida. Além disso, a identificação do Helicobacter pylori e a associação da úlcera com a utilização crônica de drogas anti-inflamatórias contribuíram para melhor compreensão dos eventos associados à ulcerogênese. O tratamento farmacológico da úlcera péptica é amplo e deve-se observar a presença ou não da bactéria (uso de antibioticoterapia) e normalmente é eficaz associado a mudanças nos hábitos de vida. Os medicamentos utilizados incluem inibidores da bomba de prótons e sais básicos, que atuam na redução da acidez gástrica e na proteção da mucosa. Além do tratamento farmacológico, a dietoterapia tem desempenhado um papel fundamental na prevenção e tratamento da úlcera péptica. As ações não farmacológicas incluem mudanças nos hábitos alimentares, como evitar alimentos irritantes, picantes e gordurosos, e adotar uma dieta rica em fibras e alimentos alcalinos. Também é importante evitar o consumo de álcool e tabaco, que podem agravar a condição.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais