Buscar

A respeito da Revolução Francesa, considere as afirmacoes a seguir: I. Duas vertentes distintas podem ser identificadas dentro da Revolução Frances...

A respeito da Revolução Francesa, considere as afirmacoes a seguir:
I. Duas vertentes distintas podem ser identificadas dentro da Revolução Francesa: uma em 1789, marcada pela crítica a autoridade, as tradições hierárquicas e o princípio da igualdade; outra em 1793, em que se intensifica a Revolução como um todo e volta-se mais para as questões relativas à fraternidade como conceito.
II. A Assembleia Nacional significou uma tendência revolucionária para a transformação dos Estados Gerais em Assembleia Nacional, depois porque a dissolução dos Estados Gerais representou diversas vezes a proposição da organização política, rompendo com o modelo de ruptura absolutista, mas dialogando para um modelo constitucional, depois a tradições políticas anteriores, propondo modelos republicanos.
III. A França no século XVIII foi palco de uma grande tensão social, expressa entre uma organização feudal-hierárquica, desigual, com privilégios graves e a monarquia, e as novas aspirações das classes revolucionárias: urbanas, baixa nobreza e a burguesia.

a) somente I e III são verdadeiras.
b) somente II e III são verdadeiras.
c) somente I e II são verdadeiras.
d) somente I é verdadeira.
e) somente III é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

revolução francesa
1 pág.

Transformação de Fases

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) somente I e III são verdadeiras. A afirmativa I está correta, pois a Revolução Francesa pode ser dividida em duas fases distintas, sendo a primeira em 1789, marcada pela crítica à autoridade, às tradições hierárquicas e ao princípio da igualdade, e a segunda em 1793, em que se intensifica a Revolução como um todo e volta-se mais para as questões relativas à fraternidade como conceito. A afirmativa III também está correta, pois a França no século XVIII foi palco de uma grande tensão social, expressa entre uma organização feudal-hierárquica, desigual, com privilégios graves e a monarquia, e as novas aspirações das classes revolucionárias: urbanas, baixa nobreza e a burguesia. A afirmativa II está incorreta, pois a Assembleia Nacional não significou uma tendência revolucionária para a transformação dos Estados Gerais em Assembleia Nacional, mas sim uma consequência da insatisfação do Terceiro Estado com a falta de representatividade nos Estados Gerais. Além disso, a dissolução dos Estados Gerais não representou a proposição da organização política, mas sim uma crise política que levou à convocação dos Estados Gerais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais