Buscar

“[...] a análise das primeiras tentativas de colonização portuguesa na América aponta para dois movimentos importantes. O primeiro deles é que, em ...

“[...] a análise das primeiras tentativas de colonização portuguesa na América aponta para dois movimentos importantes. O primeiro deles é que, em decorrência da assimetria entre a extensão do território conquistado e a quantidade de recursos disponíveis para colonizá-lo, Portugal foi obrigado a recorrer à iniciativa privada para manter e explorar seus domínios. O segundo é que, mesmo sendo um país pequeno, escassamente povoado e com parcos recursos disponíveis, a tradição absolutista e patrimonialista da monarquia portuguesa esteve presente desde o início do processo de colonização – como mostra a instituição do governo-geral do Brasil, já em 1549”. Fonte: NUNES, WELLINGTON. Análise da política brasileira: instituições, elites, eleitores e níveis de governo. Curitiba: InterSaberes, 2018 (Capítulo 5).



  Com base no conteúdo da disciplina Análise da Política Brasileira, examine os enunciados abaixo referentes às interpretações de tipo patrimonialista na historiografia política brasileira, e depois assinale a alternativa que faz uma análise correta.



 



 I - Nesse tipo de interpretação, a política brasileira seria dominada pelos grandes proprietários de terra.


II - Nesse tipo de interpretação, a política brasileira seria dominada pelo Estado.


III - Nesse tipo de interpretação, predominariam na política brasileira os interesses da elite econômica.



IV - Nesse tipo de interpretação, predominariam na política brasileira os interesses nacionais.

A Apenas a afirmativa II está correta.

BApenas a afirmativa IV está correta.

CApenas as afirmativas II e IV estão corretas

DApenas as afirmativas I e III estão corretas

EApenas as afirmativas I e II estão corretas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Apenas as afirmativas I e II estão corretas". Isso porque a interpretação patrimonialista na historiografia política brasileira aponta para a dominação da política brasileira tanto pelos grandes proprietários de terra (afirmativa I) quanto pelo Estado (afirmativa II). As afirmativas III e IV não estão corretas, pois a interpretação patrimonialista não se refere aos interesses da elite econômica ou aos interesses nacionais, mas sim à lógica de apropriação do Estado pelos grupos dominantes.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image