Buscar

Algumas vezes poderemos nos deparar com formações culturais que incorram diretamente a práticas violentas contra os Direitos Humanos, sobretudo con...

Algumas vezes poderemos nos deparar com formações culturais que incorram diretamente a práticas violentas contra os Direitos Humanos, sobretudo contra as minorias sociais como, por exemplo, violência contra a mulher, LGBTs, negros, etc. Para tanto, a escola necessita fomentar algumas discussões para que esta prática seja combatida e o respeito aos Direitos Humanos fomentados. A esse respeito, afirma-se que:


Não é porque cada sociedade tem a sua cultura que devemos aceitar atentados aos Direitos Humanos. Afinal de contas, há os PCNs que regulamentam a profissão docente e a legislação que proíbe discriminações e atentados à dignidade humana.
A escola sofre constante influência social onde a própria violência está inserida em seu cotidiano, mas não cabe à instituição escolar debater estas questões em sala de aula, sim a família.
Reconhecendo que cada sociedade tem uma cultura específica, não podemos criar nenhuma intervenção mesmo quando ocorre atentados à dignidade humana para que não incorramos na prática do etnocentrismo.
A sociedade influencia a escola e a escola influencia a sociedade, justamente por esse fator que não devemos criar nenhum projeto para se debater as violências no contexto escolar, deixando que os sujeitos se entendam.
A escola não sofre nenhuma influência social e justamente por isso não há episódios de violências contra as minorias socialmente estigmatizadas.

Essa pergunta também está no material:

-fundamentos-sociologicos-e-antropologicos-da-ed
19 pág.

Educação Inclusiva OutrosOutros

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a primeira: "Não é porque cada sociedade tem a sua cultura que devemos aceitar atentados aos Direitos Humanos. Afinal de contas, há os PCNs que regulamentam a profissão docente e a legislação que proíbe discriminações e atentados à dignidade humana." A escola tem um papel importante na promoção do respeito aos Direitos Humanos e na luta contra a violência e discriminação, e deve fomentar discussões sobre essas questões em sala de aula. Além disso, a legislação brasileira proíbe atentados à dignidade humana e discriminações, e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) regulamentam a profissão docente e orientam a educação em Direitos Humanos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image