Buscar

A aprendizagem por projetos consiste em uma metodologia ativa, em que o estudante deixa de ser apenas um expectador em sala de aula e passa a ser u...

A aprendizagem por projetos consiste em uma metodologia ativa, em que o estudante deixa de ser apenas um expectador em sala de aula e passa a ser um protagonista da construção do seu próprio conhecimento. De acordo com Oliveira e Ventura (2005), a aprendizagem por projetos tem o intuito de desenvolver uma aprendizagem na qual os estudantes sejam desafiados a pensar, a refletir e a propor soluções para questões e problemas contemporâneos. Assim, colocar o estudante frente às dificuldades do contexto real significa colocá-lo para pensar e confrontar os diferentes graus de dificuldade do problema e, com base em seus conhecimentos prévios, buscar soluções para o problema.

Nesta unidade, você aprendeu que a aprendizagem por projetos consiste em uma metodologia inovadora, por meio da qual é possível atender às necessidades requeridas pela sociedade atual. A aprendizagem por projetos consiste em uma forma de estudo que propõe desenvolver as habilidades discentes relacionadas a “aprender a aprender”; dessa forma, o estudante pode reconstruir o seu conhecimento de forma significativa. Nesse sentido, a instituição de ensino deve aderir às novas tecnologias e, com isso, além de ampliar o acesso à informação atualizada e de qualidade, promova uma aprendizagem que fortaleça o conhecimento e a divulgação desse saber. Ademais, quando a instituição de ensino propõe uma aprendizagem por projetos, ela gera espaços de autonomia tanto para os docentes como para os discentes desenvolverem o processo de ensino e aprendizagem de forma colaborativa (ALMEIDA, 1999).

 

Considere que você adquiriu um bom conhecimento sobre a aprendizagem por projeto e foi convidado por uma escola privada, como docente, a trabalhar a aprendizagem por projeto com alunos de Biologia do ensino médio, uma oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos. Assim, ao considerar a metodologia de projeto, quais são as etapas que você, como docente, deverá estabelecer para obter sucesso na aprendizagem por projeto? Cite e descreva as etapas importantes na metodologia de projetos. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A metodologia de aprendizagem por projetos é uma forma inovadora de ensino que tem como objetivo desenvolver habilidades nos estudantes para que eles possam construir seu próprio conhecimento. Para obter sucesso na aprendizagem por projetos, o docente deve seguir algumas etapas importantes, como: 1. Definir o tema do projeto: O docente deve escolher um tema que seja relevante e interessante para os alunos, que esteja relacionado à disciplina de Biologia e que possa ser explorado de forma criativa. 2. Estabelecer objetivos: O docente deve definir os objetivos que deseja alcançar com o projeto, como desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação, entre outras. 3. Formar grupos: O docente deve formar grupos de alunos para trabalhar no projeto, levando em consideração as habilidades e interesses de cada um. 4. Planejar as atividades: O docente deve planejar as atividades que serão realizadas pelos alunos, definindo prazos e recursos necessários para a realização do projeto. 5. Orientar os alunos: O docente deve orientar os alunos durante todo o processo, esclarecendo dúvidas, dando feedbacks e incentivando a criatividade e a autonomia. 6. Avaliar o projeto: O docente deve avaliar o projeto de forma criteriosa, levando em consideração os objetivos estabelecidos, a qualidade do trabalho realizado pelos alunos e a capacidade deles de trabalhar em equipe e resolver problemas. Ao seguir essas etapas, o docente poderá obter sucesso na aplicação da metodologia de aprendizagem por projetos e contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes nos alunos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais